São Paulo ganhou recentemente uma sede no Brasil, que surgiu da parceria do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. O objetivo é dar apoio à comunidade de criadores do YouTube e ainda promover a próxima geração de talentos no país.

No local será possível produzir vídeos, já que oferece toda infraestrutura para que os usuários possam inovar e também realizar experimentações no desenvolvimento de novos conteúdos.

O projeto conta com vários ambientes espalhados pelo mundo, como em Nova York, nos Estados Unidos. O primeiro YouTube Space foi inaugurado em 2012 e segundo o próprio Google, mais de 30 mil pessoas já participaram de ao menos 450 workshops disponíveis nas salas. São Paulo é a quinta cidade no mundo a receber um YouTube Space e a primeira na América Latina. Além de Nova York, o Google também criou espaços no Reino Unido (Londres) e Japão (Tóquio).


Sede do YouTube Space em São Paulo.

De acordo com dados, houve também um crescimento de produção de conteúdo, ou seja, mais de 6 mil vídeos foram desenvolvidos, somando mais de 740 milhões de visualizações. "Os brasileiros foram uma das comunidades mais vibrantes do YouTube no mundo", disse o Google. Por essa razão o Google resolveu abrir uma sede no país.

O Google ainda salienta que a iniciativa é um meio de oferecer acesso ao audiovisual aos jovens de baixa renda. O YouTube Space em São Paulo possui três bases, segundo o Google: conexão, conhecimento e criação. Sendo assim, no local os frequentadores poderão se encontrar para debater temas, bem como participar de oficinas e por fim fazer novos vídeos no próprio local.

No Brasil, o espaço será uma parceria com o Instituto Criar, uma ONG criada pelo apresentador Luciano Huck. "O Instituto Criar é uma organização sem fins lucrativos, fundada há dez anos pelo Luciano Huck. Com esta parceria, todos os alunos da ONG, assim como os criadores do YouTube no Brasil, terão acesso gratuito a recursos modernos de equipamento audiovisual, além de treinamentos e cursos", explicou, no blog oficial.