De acordo com o jornal japonês, Yomiuri, a empresa japonesa Sony noticiou que não irá mais comercializar seus dispositivos móveis de entrada e intermediários em países da América Latina. Isso mesmos amigos leitores, a Sony irá parar de vender seus celulares e smartphones baratos por aqui, pois o Brasil está incluído neste "pacote".

Essa medida foi tomada em virtude da forte crise financeira que a companhia vem apresentando desde 2007, quando começou a apresentar resultados negativos com as baixas vendas de seus celulares; assim sendo, a Sony decidiu realizar mudanças estratégicas em suas vendas. Até o final deste ano, a empresa espera fechar com um prejuízo na casa dos R$ 5,3 bilhões.

Para não tomar decisões mais brutas ou radicais, a Sony decidiu seguir, segundo ela, uma estratégia mais simples, ou seja, reduzir custos, para isso resolveu cancelar as vendas de seus aparelhos de entrada (baratos) e médios e focar em mercados grandes, como nações mais desenvolvidas e com maior poder de compra. Entre esses mercados estão os Estados Unidos, países europeus e o próprio Japão.

Com o objetivo inicial de alcançar a marca dos 50 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro até o próximo ano com a linha de celulares mais em conta, a Sony viu suas metas não sendo atingidas, vendo que a comercialização dos mesmos não passaria dos 40 milhões de unidades no mundo, sem contar com a grande competitividade no mercado, a empresa resolveu reelaborar sua estratégia.

Com a mudança de rumo, quem irá "pagar o pato" será o mercado de entrada e segundo alguns especialistas, essa não será a melhor decisão a ser seguida, o que na verdade, só o tempo poderá nos responder, pois não é de hoje que a empresa vem sofrendo com a constante crise e esperamos que em breve ela possa proporcionar ao mercado da América Latina, novas opções.