Ao acontecer algum desastre natural nem sempre as pessoas que estão no centro do evento conseguem avisar os seus amigos e familiares sobre a sua situação, o que acaba deixando todos bastante preocupados. A internet costuma ser a ligação entre vítimas e parentes, porém, nem sempre isso é possível.

Pensando nisso, o Facebook desenvolveu uma ferramenta capaz de colaborar com as vítimas de desastres, para que elas possam avisar o mais rápido possível aqueles que estão a sua procura. Lançado na última quarta-feira (15), o Safety Check (Verificação de Segurança), permite que os usuários afetados em uma área de desastre possam enviar notificações de forma rápida e simples aos seus familiares.

A criação do Safety Check surgiu após a necessidade de comunicação presenciada durante o terremoto e tsunami que atingiram o nordeste dos EUA em 2011. Em um fórum de desastres, o Disaster Message Board, desenvolvido por engenheiros do Facebook, o assunto sobre a importância de manter contato através das redes sociais sempre foi bastante discutido, e por isso, a necessidade de um serviço que oferecesse aos usuários uma opção de comunicação mesmo sem acesso diretamente à web.

O funcionamento do serviço é simples. Em caso de desastre natural, o usuário pertencente à área afetada receberá uma notificação do Facebook perguntando se está tudo bem. Vale notar que o Safety Check reconhece a posição do usuário levando em consideração as informações fornecidas no Facebook. Deste modo, se o usuário estiver seguro, é necessário apenas selecionar a opção "Estou seguro". Com isso, a lista de amigos na rede social poderá constatar a situação do usuário.

O Safety Check ficará disponível para todos os usuários do Facebook. O serviço é compatível com aparelhos Android e iOS, além claro, para desktop.