Na quarta-feira (15), o Google anunciou o seu novo Android, chamado de Lollipop (pirulito, em inglês). Como de costume, a gigante das buscas usou um nome de doce para o seu sistema operacional. A tradição de dar nomes relacionados a doces ao programa teve início com o Android Cupcake, em 2009, e continuou com o Android Jelly Bean, lançado em 2013.

Conforme a empresa, o Android 5.0 Lollipop será lançado nas próximas semanas para aparelhos da linha Nexus e também dispositivos que se conectam à Google Play. Vale notar que o sistema para smartphones e tablets estava sendo chamado apenas de "Android L". O Lollipop, de acordo com o Google, é o "maior, mais ambicioso lançamento" do sistema, já que inclui cerca de 5 mil pacotes de desenvolvimento. Com isso, os programadores podem criar formas diferentes de interação.

O Google, através de seu sistema operacional, promete trazer uma forma mais simples de localizar arquivos, como fotos, músicas, aplicativos e também pesquisas que foram realizadas recentemente. Além disso, através do Lollipop o aparelho irá responder melhor ao toque da tela, bem como aos comandos de voz.

O Lollipop também traz um maior ajuste das configurações do sistema, e com isso, será permitido o recebimento de notificações de algumas pessoas ou mesmo de aplicativos selecionados. Também será possível vetar alguns avisos em determinadas horas e locais. O sistema operacional conta ainda com mais uma novidade, ou seja, agora, para destravar o aparelho não precisará ser feito obrigatoriamente com a inserção da senha, mas também através da sincronização do aparelho com outro dispositivo que esteja conectado, como relógio ou carro inteligente.

Em relação à segurança, o Android Lollipop conta com sistema de criptografia que já vem ativado por padrão. Com isso, os dados ficarão mais seguros e protegidos contra espionagens. Além disso, há também novas políticas de segurança SELinux que garantem uma proteção maior contra vulnerabilidades e também ataques por malware.

O sistema virá embutido nos novos Nexus 6 e Nexus 9, em breve também estará disponível para os Nexus 4, Nexus 5 e Nexus 7, e também para a linha Moto de 2013 e 2014.