A transação está orçada em US$ 2,5 bilhões, sendo que a maior empresa do mundo fabricante de chips móveis aceitou pagar 900 pences por ação para a CSR, e mais, esse valor é em dinheiro. As negociações já acontecem desde o mês de agosto, onde de lá pra cá as ações da empresa britânica se elevaram em 56,5%, declarou a própria CSR nesta quarta-feira.

Vale salientar que a CSR rejeitou uma proposta de outra fabricante de chips, a US Microchip Technology, mas a empresa britânica na época se manifestou dizendo que a proposta não era boa o suficiente e continuaram a negociar, sendo que o prazo da tal negociação terminou nesta quarta-feira, prazo este imposto pelos reguladores do Reino Unido.

Assim sendo, a Qualcomm ficou com a preferência de compra da referida companhia. Em uma manifestação rápida, o presidente-executivo da Qualcomm, Steve M. Mollenkopf declarou que a compra da CSR permitirá a diversificação para mercados como de chips Bluetooth sem fio e processamento de áudio usado em áudio portátil, dispositivos como relógios de pulso, controles de automóveis e GPS para a indústria automotiva.

A tecnologia empregada pela CSR premia um amplo leque de processadores e sistemas para dispositivos diversos, entre eles soluções de localização que combinam informações de uma rede de satélites até plataformas múltiplas de tecnologias wireless, bem como, Wi-Fi, Bluetooth, GPS e FM.

Na nota, Mollenkopf diz o seguinte: "A combinação de oferta altamente avançada de tecnologia de conectividade da CSR com poderoso histórico de sucesso nestas áreas irá desencadear novas ideias e oportunidades de crescimento".

A Qualcomm vem nos últimos tempos tentando ampliar seu portfólio em negócios que não visam somente o mercado de telefonia, mas também em áreas emergentes, bem como o setor de eletrodomésticos sem fio e outros componentes conectados, como por exemplo, no segmento de internet das coisas e em carros conectados.