Nesta quarta-feira (15), no Brasil é comemorado o Dia dos Professores. Para celebrar a data, o Google disponibilizou um Doodle especial na sua página de buscas. No local é possível ver seis disciplinas escolares, que são representadas por uma letra.

O Dia do Professor, em 15 de outubro, é comemorado no país desde 1947, porém teve origem no período de Império no Brasil, sendo que iniciou em 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar, decretando que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas Escolas de primeiras letras." O decreto falava de: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. 

Mas somente em 1947 que aconteceu a primeira comemoração do Dia dos Professores. Tudo iniciou em uma pequena escola da Rua Augusta, no número 1520, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O período letivo do segundo semestre ocorria de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias neste período. Foi aí que quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para que todos pudessem descansar, e também de análises para a continuidade do período.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, os professores e alunos traziam doces de casa para realizar uma pequena confraternização. Todos aceitaram a sugestão e a comemoração teve até a presença dos pais. O professor Becker, em seu discurso, ficou conhecido pela frase: "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

 

O Brasil não é o único país que comemora o Dia do Professor. A data também é celebrada em outros dias do ano no mundo. Na Tailândia, por exemplo, acontece no dia 16 de janeiro; no Paraguai, dia 30 de abril e nos Estados Unidos e no México é em maio, o primeiro comemora na primeira terça-feira do mês e o segundo no dia 15.

Grande parte das comemorações acontece no mês de setembro, como é o caso de Índia, China, Argentina, Uruguai e Taiwan. Em outubro, além do Brasil, a Unesco e o Chile parabenizam os mestres, no dia 5 e 16.