De acordo com o site The Next Web, hackers podem, a qualquer momento, divulgar milhares de senhas de usuários do Dropbox, o famoso serviço de armazenamento em nuvem. O site afirma que os cibercriminosos possuem mais de 7 milhões de senhas e que, até agora, 400 nomes de usuários e senhas já foram divulgados na web. Os hackers pedem doações em bitcoins para liberar o restante do material.

O Dropbox, através de comunicado, negou que as senhas de seus usuários tenham sido violadas através de seus servidores, porém, afirmou que as senhas foram roubadas de servidores de terceiros. No entanto, a empresa não especifica quais serviços de terceiros tiveram os dados corrompidos.

"Esses nomes de usuário e senhas foram furtados de outros serviços e usados em tentativas de login em contas do Dropbox. Nós já detectamos esses ataques e a maioria das senhas divulgadas já estão expiradas há algum tempo", disse o Dropbox. Conforme explicação, o serviço monitora tentativas de acesso suspeitas, e ao ocorrer isso, as contas costumam ser bloqueadas. E assim, estes casos, os usuários são alertados através de e-mail com instruções para trocar a senha.

Por ainda não terem sido divulgados, ainda não é possível saber se os códigos em mãos dos hackers irão permitir o acesso às contas ou se já expiraram.

Vale notar que no último final de semana hackers expuseram na web mais de 200.000 fotos e vídeos de usuários do Snapchat, aplicativo que promete apagar as fotos dez segundo após o seu envio. Neste caso, as imagens foram obtidas através do serviço chamado Snapsaved, que é responsável por armazenar as fotos recebidas através do Snapchat. No entanto, algumas pessoas desconfiam que, ao invés de ter sido alvo de alguma invasão hackers, o serviço foi criado justamente para coletar ilegalmente as imagens que foram salvas. 

DICA: Por via das dúvidas, altere a sua senha. No ítem relacionado acima, mostramos como criar uma senha mais segura.