A Suécia, país escandinavo com uma das melhores taxas de qualidade de vida do mundo, está próximo de se ver livre de dinheiro físico, como notas e moedas.

A ideia do governo, segundo o site The Local, é que as pessoas só façam compras e pagamentos por meios digitais. Segundo o mesmo jornal, em uma pesquisa divulgada pelo site, foi revelada a incrível marca de que quatro a cada cinco compras efetuadas no país já são realizadas sem o uso do dinheiro físico.

Calculou-se também que por ano, há uma média de 260 operações de cartão de crédito por pessoa, e os números só tendem a aumentar. Com a abolição total do dinheiro físico o país alcançaria níveis de segurança até então não presenciados. Além disso, ocorreria a diminuição de custos com manuseio de valores, estimado em 8,7 bilhões de coroas (cerca de R$ 2,9 bilhões), o equivalente a 0,3% do PIB local.

E falando em segurança, pasmem: Em 2012, apenas 5 assaltos a banco foram registrados, o menor número em 30 anos.

Os bancos garantem que os clientes são capazes de acompanhar essa evolução já que os cartão são tão populares por lá que até varejistas de rua que não têm onde morar aceitam pagamento com cartão em bancas de frutas e legumes.

Bom, pela velocidade que andam as coisas, eu nem acho que vá demorar tanto. E você? Acha que isso vai ocorrer? Acha que daria certo no Brasil? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

Fonte: The Local