Nas próximas semanas, o Facebook deverá lançar um novo aplicativo, que irá permitir o total anonimato dos usuários. De acordo com o jornal The New York Times, a rede social irá investir em um aplicativo com normas contrárias às aplicadas no Facebook, ou seja, sem a necessidade do uso de nome real.

Conforme ainda a publicação, o projeto está sendo conduzido por Josh Miller, gerente de produto que entrou no Facebook após a aquisição da startup Branch, que visa a discussão online de pequenos grupos. Fontes próximas à empresa revelaram que a companhia está trabalhando no aplicativo desde o ano passado. Conforme elas,  a ideia é permitir que os usuários do Facebook se mantenham sob anonimato e "usem pseudônimos para discutir abertamente sobre tópicos que talvez eles não estejam confortáveis em conectar a seus nomes reais". 

O objetivo do novo app é a discussão de temas sem a necessidade de expor o nome real, e assim, preservando o anonimato. Os recursos disponíveis do aplicativo ainda não foram expostos, deste modo não é possível saber se o aplicativo contará com compartilhamento de fotos, por exemplo.

O Facebook, através do aplicativo, irá concorrer diretamente com outras plataformas que também oferecem o anonimato, como o site Reddit e o app Secret.

A política de segurança do Facebook sempre solicitou a identificação real de seus usuários, com o uso de nomes reais. Fato esse que gerou desconforto entre alguns participantes, como é o caso de várias drag queens, que denunciaram à imprensa que a rede social havia bloqueado as suas contas por não usarem os nomes reais. Elas defendem a inclusão de seus nomes artísticos.