Só que ao tentar formatar podemos encontrar outros problemas que impeçam esse procedimento, como não ter um DVD com o Windows, ou o mesmo se encontra bastante arranhado que impossibilite concluir a formatação, ou em casos mais extremos, não temos disponível um leitor de DVD. Com isso, temos que partir pra segunda opção: a formatação através do pen drive bootável. Neste post lhe apresentarei os melhores programas para a criação do boot usando seu disco removível.

Para este procedimento é necessária que tenha um pen drive de no mínimo 4gb. Se você não sabe como criar veja aqui como se faz.

WinUSB Maker

É uma ferramenta simples para quem só tem como opção utilizar o pen driver. O WinUSB Maker disponibiliza duas opções de arquivos, você pode utilizar uma imagem ISO como também copiar os arquivos diretos de um DVD de instalaçao. O programa além de está em inglês é bastante simples de usar, com poucos cliques você terá um pen drive bootável.

Clique aqui para baixar.

YUMI

Uma ótima opção para quem trabalha com manutenção de computadores, bastante útil o Yumi se destaca por apresentar varias opções de sistemas disponíveis para criação de boot, assim, você tem mais diversidade para escolher o sistema operacional que desejar. Ao fazer o download, não é necessário que se instale o programa, basta executá-lo e aceitar os termos de uso pela primeira vez, o próximo passo será a criação do pen drive bootável.

Clique aqui para baixar 

Universal USB Installer

Com esse programinha você cria um disco removível bootável em poucos minutos, facilitando a vida de muitos usuários que necessitam deste meio para a formatação. Muito parecido com o Yumi, ele apresenta uma interface amigável e fácil de usar, o programa disponibiliza vários tipos de distribuições Linux, assim, você não tem desculpas para não instalar este SO no seu computador.  

Clique aqui para baixar 

RMPrepUSB

Este aplicativo permite que você transforme o cd do sistema operacional em um pen drive, e tenha a comodidade de leva-lo no seu bolso. Trabalhando com os sistemas Windows e Linux o programa é capaz de instalar sistemas operacionais e outros programas mais completos sem a necessidade de um leitor de DVD. Contendo mais opções, bastante leve e na linguagem PT-BR o programa se pratico de usar. Ele ainda conta com um mecanismo de remoção para a segurança do seu disco removível.  

Clique aqui para baixar. 

Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool

Um programa oficial da Microsoft que permite a instalação do Windows 7 através do seu pen drive. Disponibilizando todos os arquivos necessários para a criação do boot, o Windows 7 USB/DVD embora não apresente a tradução ele apresenta interface bem simples e objetiva, se tornando um pouco parecido com a instalação do próprio sistema. Para o funcionamento correto do programa é necessário que você tenha disponível em seu computador uma imagem ISO do Windows 7.

Clique aqui para baixar.

LinuxLive USB Creator

Um aplicativo também voltado para as distribuições de sistema Linux, o programa conta com um belo visual e na linguagem português. Com ele, você pode usar diferentes tipos de formatos como: ISO, IMG ou ZIP, extrair tudo de um CD ou DVD ou, por fim, baixar da web diretamente por este aplicativo. Se você deseja instalar o Linux em seu computador esse aplicativo irá ajuda-lo bastante.

Clique aqui para baixar.