Nos últimos dias, várias celebridades tiveram seus nomes envolvidos em vazamentos de fotos íntimas na web. O advogado Marty Singer, que representa as celebridades afetadas, ameaçou o Google em processo de US$ 100 milhões. O Google, por sua vez, disse que já removeu "dezenas de milhares" de fotos da internet.

Entre as famosas que tiveras as fotos íntimas hackeadas e divulgadas na internet estão Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst, Kate Upton e Rihanna. O grupo planeja processar a gigante de buscas por "facilitar" o acesso às imagens.

O advogado que representa as celebridades enviou uma carta aberta aos fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin, e também ao presidente da companhia Eric Schmidt, cobrando medidas imediatas. A carta critica a conduta "desprezível do Google, condenável não apenas por falhar em agir rapidamente e de forma responsável para remover as imagens". "Se suas esposas, filhas ou parentes fossem vítimas de tais violações dos direitos humanos básicos, vocês com certeza tomariam as medidas necessárias", diz também o documento.

A carta cita ainda que outros serviços, incluindo Twitter realizaram um alto número de remoções, mas que "o Google, um dos maiores provedores do mundo, com vastos recursos e uma grande equipe de suporte, gerando milhões de dólares em receitas em uma base diária, de forma imprudente tem permitido estas violações, mesmo com vários flagrantes permitiu que conteúdo continuasse online, violando os direitos dos nossos clientes".

O Google, após receber o documento, rebateu as acusações: "Nós removemos dezenas de milhares de imagens — poucas horas depois de os pedidos serem feitos — e fechamos centenas de contas. A Internet é usada para muitas coisas boas. Roubar fotos privadas das pessoas não é uma delas.", afirma o comunicado.

Para relembrar, no dia 31 de agosto, aproximadamente 200 fotos de celebridades foram hackeadas e postadas no 4chan. Especialistas acreditam que os cibercriminosos tiveram acesso às imagens graças a uma falha no iCloud, o serviço de armazenamento de arquivos online da Apple.