Para quem achou que deixar um objeto invisível poderia ser impossível, saiba que cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um modo de esconder objetos com o auxílio de lentes.

O método, que foi batizado de "Capa de Rochester", usa apenas lentes baratas de fácil aquisição. Através delas os cientistas conseguem fazer com que um objeto desapareça da visão de quem enxerga através das lentes, enquanto tudo que está ao redor continua do mesmo modo.


A imagem mostra uma parte da mão invisível, que é vista atavés das lentes.

"Esse é o primeiro equipamento que conhecemos capaz de fazer camuflagem tridimensional, contínua e multidirecional, que trabalha com a transmissão de raios no espectro visível", disse Joseph Choi, estudante de pós-graduação, coautor do estudo.

"Existem muitas técnicas para camuflagem, e a ideia básica por trás delas é pegar a luz e fazê-la contornar o objeto como se ele não estivesse lá, sempre usando materiais exóticos e de alta tecnologia", disse John Howell, professor de física na Universidade de Rochester.

Para o experimento, um grupo usou uma mão, um rosto e também uma régua. Através das lentes tais "itens" simplesmente desapareceram. Choi explica que a técnica pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo a medicina, nas Forças Armadas e também na execução de obras de arte.


O dispositivo utiliza quatro lentes comuns.

A pesquisa foi submetida à revista "Optics Express". O equipamento possui quatro lentes comuns, que foram colocadas a uma distância específica para fazer a luz desviar de um objeto. A técnica tem o funcionamento perfeito mesmo que o observador se afaste da posição ideal de visão.

Conforme os desenvolvedores do projeto, o custo total foi de um pouco mais de US$ 1.000, porém, o valor para um novo equipamento pode ser ainda menor.