Nesta terça-feira (30), o eBay anunciou que irá se separar do PayPal em 2015. No segundo semestre do próximo ano, a PayPal, que atravessa um rápido crescimento, deverá criar uma empresa de capital aberto.

"Por mais de uma década, eBay e PayPal se beneficiaram mutuamente de ser parte de uma só empresa, criando valor importante para os acionistas. No entanto, uma revisão estratégica conduzida pelo Board mostra que a partir de 2015 manter as empresas juntas é claramente desvantajoso, O cenário do mercado está mudando e cada negócio enfrenta diferentes oportunidades de crescimento e desafios da concorrência",  diz o presidente e CEO do eBay Inc., John Donahoe. 

Conforme o eBay, a decisão  foi tomada pelo conselho diretor e tem como objetivo maximizar o foco estratégico e a flexibilidade para que ambas empresas possam capitalizar as oportunidades de crescimento. Assim, a separação acaba com 12 anos de união das empresas.

A PayPal foi comprada pelo eBay em 2002, pelo valor de US$ 1,5 bilhão. "A PayPal é o 'gorila' do mercado de pagamentos online, assim como o eBay é o 'gorila' do mercado de leilões online", declarou na época o analista da empresa Merrill Lynch, Justin Baldauf.

O atual CFO da PayPal, Bob Swan, e Donahoe ficarão responsáveis por gerenciar o processo da separação. Após isso, eles deverão participar do conselho diretor das duas novas empresas independentes. 

Muitas mudanças no setor executivo das empresas irão acontecer após a separação. O presidente do eBay Marketplaces, Devin Wenig, irá assumir o cargo de CEO da nova eBay. Ele terá como companhia o atual CFO do eBay Marketplaces, Scott Schenkel, que irá assumir o cargo de CFO da nova companhia.

A nova PayPal receberá como presidente e CEO o ex-executivo da American Express, Dan Schulman, que já iniciará atividades na empresa e irá assumir os cargos após a separação. O CFO da nova companhia será Patrick Dupuis, que atualmente é Chief Financial Officer do PayPal.