Nesta terça-feira (30), conforme prometido, chega ao fim a mais famosa rede social do Google, o Orkut. Alguns usuários ainda conseguiram usar a plataforma pela manhã, e aproveitaram para enviar scraps e depoimentos aos amigos.

Porém, nem todas as lembranças do Orkut ficarão perdidas, o Google liberou um link para o Arquivo de Comunidades, que conta com 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Vale lembrar que não é possível criar novos posts, apenas acessar os antigos.

Aos saudosistas, para acessar o Arquivo de Comunidades basta visitar a página do Orkut. "Hoje, chegou o dia de dizermos adeus ao Orkut. Mas, ainda que o Orkut esteja indo embora, como anunciado no final de junho, seu histórico de conexões e conversas vai permanecer", diz o post no blog do Orkut. 


Página atual do Orkut

O Google ainda explica que através do arquivo é possível voltar e revisar memórias a qualquer momento.  "Essas conversas não representam apenas a história do Orkut, mas servirão como uma importante cápsula do tempo do início das redes sociais", diz o Google.

Conforme o próprio Google, a partir de hoje não será mais possível acessar o Orkut, mas os usuários ainda podem baixar as informações pessoais de perfil que podem ser encontradas no arquivo público. Sendo assim, os usuários podem recuperar fotos, dados de perfil, entre outros detalhes da rede social. Os usuários podem fazer o download de informações da rede social através do Google Takeout até setembro de 2016.

"A história do Orkut é o sinal de um grande futuro, em que a web explode a cada dia com novas e ótimas opções de interação social. Esperamos que as próximas décadas sejam repletas de ainda mais conexões, comunidades e conversas como as que fizeram do Orkut um lugar especial", diz ainda a companhia.