Uma boa alternativa é o HD externo, que é capaz de armazenar todos os dados de maneira segura para que seja possível utilizá-los sempre que necessário. O HD externo tem como grande vantagem que é portátil, podendo ser levado a qualquer lugar e acoplado em praticamente qualquer computador.

Na entanto, na hora de comprar um HD externo é sempre válido ficar atento a alguns detalhes. Separamos algumas dicas para não errar na hora da compra. Confira:

Espaço interno

Inicialmente, antes de escolher um HD externo para comprar é necessário saber quantos Gigabytes ou Terabytes o disco apresenta. Vale ressaltar que nem sempre o HD de maior tamanho será o mais útil, tudo depende da necessidade. Nas lojas de varejo você não deve encontrar um dispositivo com menos de 250 GB de capacidade de armazenamento. Dependo da sua necessidade, um HD externo de 500 GB está de bom tamanho, no entando, é comum encontrar HDs com 1TB de capacidade.

Leia também:

Transferência de dados

Os HDs com entrada USB 3.0 devem ser os escolhidos. A maioria deles já apresenta esse tipo de entrada, mas mesmo assim vale a pena conferir antes de comprar um. Pra quem não sabe, a tecnologia 3.0 é bem mais rápida que a entrada USB comum, a popular 2.0. Você pode conhecer a história toda da conexão USB 3.0 através deste artigo. Ele é facilmente identificado pelo "miolo" que é azul.

Criptografia digital

Uma senha no software do HD é bastante importante, porém, um botão de trava no dispositivo é ainda mais seguro para manter a integridade dos documentos.

Antivírus

Para não correr riscos, não esqueça de usar o HD no computador sempre com o antivírus acionado, deste modo é possível evitar invasões que possam contaminar os equipamentos. Se você quer saber qual é a melhor opção de antivirus para ter em seu PC, temos um artigo que fala dos melhores softwares pagos e outro com as melhores opções grátis pra você deixa seu computador protegido.

Necessidade de muito espaço

Caso seja necessário muito espaço de armazenamento, a melhor opção é mesmo um HD duplo. Algumas empresas oferecem HDs com 8TB de capacidade de armazenamento ao unirem dos HDs. É claro que isso tem preço!

Armazenamento em nuvem

Um HD externo é sempre uma boa opção, porém, antes de adquirir um, sempre é bom avaliar se é mesmo necessário optar pelo disco. No mercado há boas opções de armazenamento em nuvem, muitas vezes, com valores atrativos, ou mesmo gratuitos.

Para todos os efeitos, ter um HD externo é bacana para você que gosta de carregar arquivos pra lá e para cá, ou até mesmo para ter um backup das fotos que você escaneou e salvou do falecido Orkut. Está na hora de colocar fora aqueles DVDs velhos e "tão anos 2000".