O Facebook irá usar drones equipados com materiais de transmissão de dados para levar internet a locais sem acesso à rede. Os drones em questão serão do tamanho de um Boing 747. A revelação foi feita por Yael Maguire, durante uma conferência nos EUA. Conforme ainda o executivo, os testes com drones começarão a ser realizados nos Estados Unidos no próximo ano.

O projeto Internet.org, do Facebook, tem como objetivo levar internet a locais de difícil acesso, semelhante aos balões Loon, do Google. A meta inicial abrange 21 países latino-americanos, africanos, e asiáticos.


Projeto Loon, do Google.

Os drones do Facebook devem voar a uma altitude de cerca de 20 quilômetros, altura suficiente para ter menos problemas com o vento e também baixa possível para enviar o melhor sinal de internet.

Os equipamentos serão alimentados por energia solar e controlados remotamente, revela o documento do Laboratório de Conectividade do Facebook, liderado por Maguire.

O executivo do Facebook ainda disse que há um grande risco técnico, além dos desafios regulatórios, já que, de acordo com ele, não há normatização do espaço aéreo acima de 60 mil pés (cerca de 18,2 km).

Para que esses aviões voem, aeronaves não tripuladas têm de voar por meses, até anos [antes de voltar à terra], precisaríamos que eles estivessem acima da meteorologia, acima de qualquer rota aérea", disse Maguire.

"Teriam mais ou menos o tamanho de uma aeronave comercial, como um [Boeing] 747, mas teriam de ser muito mais leves. Um dos modelos em que o laboratório está trabalhando tem o comprimento de seis ou sete carros [Toyota] Prius, mas o peso de quatro pneus do automóvel."