Nesta quarta- feira (17), a Apple irá disponibilizar a nova versão do sistema operacional, o iOS 8. De acordo com a Maçã, a partir das 14h (Horário de Brasília) o download poderá ser realizado através do menu de configurações dos aparelhos. A nova versão é compatível com iPhones a partir da versão 4S e com o iPod Touch de quinta geração. Em relação ao iPad, a segunda e a quarta geração do tablet de 9,7 polegadas rodam o novo iOS, além do iPad Air e das duas gerações do iPad Mini.

O iOS 8 está sendo disponibilizado aos usuários apenas dois dias antes da chegada dos iPhone 6 e iPhone 6 Plus às lojas. Na sexta-feira (19), o novo iPhone começará a ser comercializado nas lojas dos Estados Unidos e em outros nove países. Já no dia 28 de setembro, outros 20 países devem receber o aparelho, entre eles a Áustria, Bélgica, Espanha e Portugal. Ainda não há data para a chegada os aparelhos ao Brasil.

O sistema chega com novos recursos para aprimorar o uso do iPhone, iPad e iPod Touch, Uma das novidades é a possibilidade de responder mensagens diretamente do menu de notificações, sem a necessidade de ter que abrir o aplicativo.

Outro recurso interessante é o Family Sharing, em que os usuários podem compartilhar com até seis pessoas da família fotos, músicas e filmes.

Para baixar a nova versão do iOS, basta acessar o menu "Ajustes" e depois selecionar a opção "Geral" com o aparelho conectado a uma rede Wi-Fi. Uma notificação aparecerá na opção "Atualização de software". Basta selecionar esta opção e depois tocar sobre "Transferir e instalar" para baixar a atualização. Para saber mais informações sobre a atualização toque em "Saiba mais".

Antes de iniciar o processo de download, o aparelho apresenta os termos de condições do serviço. Toque em "Concordar" para iniciar a atualização. Após o download, o aparelho será reiniciado e o iOS 8 será instalado.

Vale lembrar que antes de atualizar o aparelho da Apple com o novo sistema operacional é recomendado fazer um backup de todos os arquivos através do serviço em nuvem da Apple, o iCloud.