A companhia sul-coreana quer aproveitar o crescimento do mercado brasileiro para explorar o filão dos games para aparelhos portáteis e assim estabelecer um centro de desenvolvimento para tablets e smartphones.

Segundo informações, a Samsung quer oferecer gratuitamente dois games bem elaborados e complexos por ano, sendo que um deles com produção brasileira, já está disponível nas lojas virtuais da empresa. O game pode ser baixado pela Samsung Hub ou pela Google Play Store.

De acordo com o gerente do Instituto Samsung de Desenvolvimento para Informática no Amazonas (o mesmo que agrega o estúdio de produção de games), Álvaro Gonçalves, declarou ele que: "Não se vende aparelhos apenas pelo hardware e sim pelos serviços que oferece. Criamos soluções nessa área, pois se consome muito tempo jogando no smartphone".

Dados da consultoria GFK, apontaram que no Brasil as vendas de games cresceram 25% entre o ano de 2012 e 2013, aonde o mercado nacional chegou a faturar mais que a Alemanha, Espanha e Inglaterra.

Mas quem trabalha no estúdio de produção de games da Samsung? O laboratório possui uma equipe com 23 profissionais, entre eles cientistas da computação, designers e programadores.

O estúdio que foi denominado de "Black River", alusão ao rio Negro, ainda procura parcerias com as universidades e empresas locais, sendo que em relação a este assunto, Gonçalves disse que: "Estamos dispostos a auxiliar quem queira produzir games em nossa plataforma, dando a essas pessoas suporte técnico. A empresa ou pessoa chega com a ideia e usa nosso conhecimento para oferecer a quem irá jogá-lo, um game com uma experiência muito melhor".

Além deste estúdio de games, a Samsung também informou que nesta semana apresentou uma nova estação de capacitação de desenvolvedores de aplicativos gerais na Universidade do estado do Amazonas; denominada de Ocean, a estação irá disponibilizar cursos gratuitos a quem tiver interesse de participar. Vale ressaltar que o estado de São Paulo também conta com uma unidade da Ocean.

Sem informar quanto investiu no estúdio de games e na estação de capacitação, a Samsung apenas se conteve em dizer que deverá abrir até o final do ano, mais 200 vagas para o Instituto de Desenvolvimento para a Informática da empresa, em Manaus. Hoje o mesmo instituto conta com 420 profissionais na área de desenvolvimento e pesquisa.