Um novo modelo de painel solar está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Chamado de "concentrador solar luminescente transparente" o modelo não bloqueia a visão, e pode ser aplicado em janelas, celulares ou mesmo em qualquer dispositivo que tenha uma superfície translúcida.

O sistema que capta energia solar utiliza pequenas moléculas orgânicas para absorver comprimentos de onda que não são visíveis da luz solar. "Como os materiais não absorvem ou emitem luz no espectro visível, eles parecem excepcionalmente transparente ao olho humano", explicou Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência dos materiais da Universidade de Michigan.

"Podemos ajustar esses materiais para captar apenas o (raio) ultravioleta e os comprimentos de onda infravermelha próximos, que então ‘acendem’ em outro comprimento de onda no infravermelho. A luz infravermelha incandescente é direcionada para a extremidade do plástico, onde é convertida em eletricidade através de finas tiras de células solares fotovoltaicas", explica Lunt sobre o funcionamento da novidade.

Esta é a primeira vez que os resultados com esse tipo de experimento são considerados satisfatórios. Nas tentativas anteriores, a produção de energia era insuficiente e o material não ficou transparente. "Ninguém quer sentar atrás de um vidro colorido. É como trabalhar em uma discoteca. Nós usamos uma metodologia em que fizemos a camada luminescente ativa realmente transparente", disse Lunt.

A tecnologia ainda está na fase de testes, porém os pesquisadores acreditam que o concentrador poderá ser usado na indústria ou mesmo de forma comercial. O concentrador apresenta taxa de eficiência de conversão de energia em 1%, mas, a equipe de Michigan pretende chegar a 5%. Atualmente, o melhor desempenho obtido por esse tipo de experimento chegou a 7%.

"Isso abre uma grande área para implementar energia solar de uma forma não intrusiva", disse, otimista, Lunt.