O mundo está cada vez mais digitalizado, atualmente, dificilmente conseguimos encontrar uma pessoa que não conheça e não saiba usar a Internet. Porém, saiba que elas ainda existem. Pensando em tais pessoas, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR produziu uma série de vídeos que ensinam a usar a rede.

"Muitas vezes, o estudante ou profissional de redes sabe como configurar um sistema, mas apenas de forma mecânica. Ele não consegue entender muito bem para que aquela tecnologia serve, ou o problema que ela pretende resolver. Gostaríamos de poder ajudar a explicar isso, sem fazer tutoriais extensos e detalhados. Queremos mostrar os conceitos básicos que estão por trás das tecnologias usadas na Internet, e assim, dar mais sentido ao seu uso", afirma Antonio M. Moreiras, um dos autores dos roteiros, locução e ilustrações dos vídeos.

Através do canal do YouTube os usuários podem encontrar explicações sobre diversos temas relacionados ao uso da Internet. Os vídeos são sempre didáticos, direcionados para quem não tem muito conhecimento na área e abordam temas com Internet das Coisas, a importância de utilizarmos a Hora Legal Brasileira nos computadores, o funcionamento do Protocolo Internet (IP), o que são Sistemas Autônomos, BGP e PTTs. 

O nic.br já produziu e publicou onze vídeos, porém, até o final do ano o objetivo é chegar aos 40. Confira aqui a playlist dos vídeos.