Eles servem para nos proteger de possíveis ameaças virtuais. Porém, caso o usuário não tenha cuidado em adquirir um antivírus seguro, ele pode acabar caindo em um golpe. Os cibercriminosos estão cada vez mais especializados no desenvolvimento de softwares falsos, de todos os tipos, incluindo antivírus, para encontrar possíveis brechas e aplicar golpes.

Caso que ocorreu na semana passada com um de nossos redatores. Ele acessou o Google e pesquisou pelo Avira (antívirus grátis). Clicou incoscientemente no primeiro link que o resultado das busca encontrou e fez download. Na sequência iniciou a instalação. Na hora da permissão pelo administrador do windows, ele estranhou que a empresa representante do suposto antivirus não era a o Avira e sim outro nome qualquer. Desconfiado e a tempo de qualquer problema ele cancelou a instalação. O tempo foi importante para impedir o acesso do computador para alguém mal intencionado. Todavia, o PC não ficou livre de ameaças que se instalaram. Depois da reverter toda a instalação e da reparação com antivírus corretamente instalado, tudo voltou ao normal.

Os antivírus falsos recebem o nome de "scareware" e na grande maioria deles, ao invés de oferecer segurança aos utilizadores, causam muita dor de cabeça. Tais softwares costumam aparecer em banners, pop-ups e até em resultados de buscas.

Para ver mais postagens de segurança, clique aqui.

Então, abaixo veja como se precaver de possíveis antivírus falsos e não cair em nenhum golpe virtual:

Identificação

Antes de baixar qualquer software em seu computador busque saber mais detalhes sobre a desenvolvedora. Saiba que clicar em banners maliciosos pode permitir que algum malware seja instalado no seu computador;

Atualização

Manter os softwares de segurança e sistema atualizados é uma forma de prevenção. Assim, recorra a atualização automática para sistemas operacionais.

Firewall

Baixe um bom firewall na sua máquina e o mantenha sempre atualizado.

Navegação segura

Sempre é bom lembrar que manter uma navegação segura significa não clicar em links suspeitos, principalmente em sites desconhecidos, redes sociais ou mesmo em e-mails.

Smartphones e tablets

A ameaça não está somente em computadores, mas em smartphones e tablets equipados com o sistema operacional Android. Há alguns anos foram descobertos alguns golpes desse tipo.

Assim, caso haja suspeita de algum software falso em seu aparelho, faça uma limpeza completa imediatamente.