A Microsoft desenvolveu um software capaz de estabilizar uma imagem mesmo que esteja em condições extremas. Atualmente existem vários modelos de câmeras direcionadas aos esportes de ação, como as GoPro, porém, nem sempre as imagens acabam ficando perfeitas quando são postas em movimento.

A nova aplicação conta com elementos do Photosynth, uma técnica desenvolvida pela própria Microsoft que une várias fotos para criar um ambiente em movimento, e também do Hyperlapse, uma técnica de captura de imagens em movimento focada em um único ponto. Assim, com a junção dos dois métodos surgiu o Firt Person Hyperlapse.

O programa, através de algoritmos complexos, cria um cenário tridimensional do caminho percorrido na filmagem. Assim, a cena recriada permite o surgimento automático de pointviews e a análise frame a frase de toda a geometria do local. Como resultado surge um vídeo com uma fluidez inacreditável.

Aos entusiastas, o software deverá demorar ainda mais um pouco para chegar ao consumidor. Inicialmente, os pesquisadores pretendem liberar um aplicativo para Windows especificamente para aplicação do efeito, e no futuro, a tecnologia pode ser aplicada também às próprias câmeras que são usadas para gravação desse tipo de vídeo.

 Entre os dias 10 e 14 de agosto, em Vancouver, no Canadá, a Microsoft irá apresentar a nova tecnologia no Siggraph, conferência internacional de computação gráfica.