Pois quanto maior o arquivo mais demorado o processo de transferência e nem sempre temos um pen drive com espaço suficiente. Daí uma das soluções é transferir de maneira dividida ou comprimir o arquivo. E quando se fala em compressão, o primeiro programa que vêm à cabeça é o famoso Winrar. Pois bem, neste post te mostrarei um programa tão eficiente e de compressão de arquivos maior que do Winrar ou programas do gênero. Assim você pode carregar mais arquivos e/ou diminuir o tempo de transferências de arquivos.

Passo a passo.

O programa se chama: FreeArc. Baixe aqui. Após o download execute o instalador. Clique em next, aceite os termos de licença e avance.

Escolha o local onde deseja instalar os arquivos do programa e avance.

Nessa etapa marque todas caixinhas e clique em Install.

O programa será instalado e por último, desmarque a ultima opção e clique em Finish. O programa abrirá automaticamente.

A seguir, selecione o idioma português Brasil e aperte em OK.

Com o programa já aberto, você pode ver as diversas ferramentas que ele possui.  Mais vamos fazer esse procedimento de compressão no método padrão.

Feche o programa e escolha a(s) pasta(s) que deseja compactar. Uma dica: arquivos únicos como uma pasta apenas, ele compacta menos. Ou seja, o tamanho dele não vai diminuir tanto. Já se você seleciona vários arquivos para comprimir, o programa consegue deixar num tamanho bem menor. Selecionei três pastas, como vocês podem ver as três possuem 152mb.

Com as pastas selecionadas, clique com o botão direito do mouse e encontre FreeArc. Logo, adicionar para o pacote.

Ps: Viu estas pastas com cores diferentes? Quer mudar o visual e as cores de algumas pastas do seu Windows? Aqui você descobre como.

Na janela que abrir, vá até Compressão e altere o nível para Máxima.

No perfil de compressão escolha a opção Ultra e clique em OK para começar a compressão.

A velocidade da compressão pode variar de acordo com seu computador e tamanho do arquivo a ser compactado. Recomendo que feche todos os programas abertos, pois nesse momento seu processador e a memória virtual será utilizada ao máximo. Assim, a compactação não demora tanto.

Ao concluir o arquivo compactado estará no local das pastas originais. Note que o arquivo diminuiu consideravelmente, de 152MB para apenas 13,6MB. Diferença de aproximadamente 138MB, e o bom, em poucos segundos.

Para descompactar o procedimento é bem parecido, agora escolha a opção: FreeArc e depois extrair.

Escolha o local onde deseja armazenar os dados e confirme em OK.

Fiz um comparativo com as mesmas pastas, agora utilizando o Winrar. Veja os resultados.

Tire suas próprias conclusões e faça o download se ficar interessado. Não deixe de compartilhar e dar seu feedback para esta dica. Até a próxima.