Meryem Ali, de Houston, nos Estados Unidos, está processando o Facebook por ter tido as suas fotos publicadas em um perfil falso que usava o seu nome, e que foram postadas por um amigo antigo, que também está sendo processado. Como indenização, a mulher pede 123 milhões de dólares.

Conforme Meryem, o rapaz alterou as suas fotos no Photoshop, e colocou o seu rosto em corpos nus. "Essas fotos falsas e maliciosas retratam a autora em uma luz claramente depreciativa e falsa... como uma pessoa excessivamente ousada e agressiva sexualmente, o que a autora, na verdade não é", escreveu o advogado de Meryem na denúncia.

De acordo com o advogado, David T. Altenbern, as imagens foram montadas com o auxílio do Photoshop. Elas juntavam o rosto da vítima com corpos sem roupa. Em uma das imagens, a montagem mostrava uma mulher fazendo sexo.

A petição foi apresentada em 25 de julho, e a mulher busca "justiça plena" por "trauma significativo, extrema humilhação, extremo constrangimento, distúrbios emocionais graves, e sofrimentos físico e mental".

Conforme diz o processo, a mulher quer "expor as fraquezas e falhas dos mecanismos de privacidade do Facebook, falsamente anunciados e promovidos". Ela também solicita 10 centavos de dólar em danos por cada um dos usuários da rede social. Levando em consideração que o número chega a 1,23 bilhão de usuários, a soma chega a um valor de 123 milhões de dólares.

"A foto de conteúdo pornográfico foi distribuída sem o seu conhecimento ou aprovação para o universo de 1,23 bilhão de usuários do Facebook [...]".

O processo alega ainda que o Facebook, mesmo após ter sido notificado pela polícia de Houston, não removeu as imagens do perfil falso. Meryem descobriu o perfil em dezembro de 2013, após ter sido avisada por amigos e parentes.