A Agência Espacial Norte Americana - NASA, anunciou nesta última segunda-feira, 28 de julho, que o robô Opportunity conseguiu percorrer a maior distância já coberta por um veículo fabricado pelo homem em outro planeta. O Opportunity que chegou ao planeta Marte em 2005, já rodou cerca de 40 km em solo marciano, o que supera a distância percorrida pelo robô Lunokhod da antiga União Soviética, que em menos de cinco meses de missão, havia percorrido cerca de 39 km.


Solo marciano - NASA

De acordo com o diretor do projeto do robô de exploração marciano do Laboratório de Propulsão a Jato, de Pasadena, Califórnia, John Callas, disse que o Opportunity foi mais distante do que qualquer outro veículo com rodas em outro planeta. "Isto é notável, considerando que o robô visava avançar cerca de um quilômetro e jamais fora projetado para percorrer grandes distâncias", declara Callas.

Vale lembrar que o Opportunity e seu robô gêmeo, o Spirit, hoje extinto, já descobriram indícios de condições ambientais de umidade no passado do planeta vermelho, indícios esses que seriam capazes de provar que havia vida no planeta em questão.

No atual momento, o Opportunity está explorando a Cratera Endeavour, já o seu sucessor, o robô Curiosity, que foi lançado ao espaço em 2012, está explorando os arredores de outra cratera de Marte, a Gale.