Nada como chegar em casa depois do trabalho e relaxar por alguns minutos conversando com os amigos e vendo suas notificações no Facebook, melhor ainda é ver que você e mais 35 pessoas que foram marcados em um publicação super interessante compartilhada por alguém. É claro, o título é mais do que suficiente para chamar a sua atenção e você cair em mais um golpe da internet.

Agora o seu perfil está publicando coisas super interessantes em seu nome sem que você saiba, e adivinha, está marcando mais 35 pessoas também! Assim se forma a grande corrente que só ataca mais e mais pessoas por todo o Facebook, é hora de acabar de com esse mal de uma vez por todas.

Existem variações desse vírus, onde ele pode atacar somente o seu perfil no Facebook ou também o seu navegador, neste tutorial vamos mostrar as duas maneiras excluí-lo. Os navegadores que estaremos usando serão o Google Chrome e o Mozilla Firefox.

Primeiramente clique no botão de opções do seu navegador.

No Chrome, posicione o cursor do seu mouse sobre "Ferramentas" e clique em "Extensões". No Firefox, clique sobre "Complementos".

Caso a aba de extensões não abra, significa que o vírus já dominou o seu navegador e você não conseguirá excluí-lo. É hora de apelar para a força bruta e usar o Revo Uninstaller, que irá desinstalar o seu navegador e excluir todos os arquivos relacionados a ele que tentarem fugir dessa eliminação do sistema. Depois que você concluir essa tarefa, instale novamente o seu navegador e continue o tutorial.

Na nova janela que abrir, verifique se todas as extensões que estão listadas são de sua confiança, caso exista alguma extensão que você não conheça ou não saiba para que serve, devemos excluí-la.

No Chrome, clique sobre a cesta de lixo ao lado da opção "Ativada". Caso você esteja usando o Firefox, clique no botão "Excluir".

OBS: O Ad Block Plus está sendo excluido no tutorial apenas para mostrar ao leitor como é feito o processo de exclusão, em momento algum encontramos características maliciosas no aplicativo que possam danificar ou prejudicar o seu computador.  

No Chrome, clique em "Remover". No Firefox você irá perceber a mensagem indicando que a extensão foi excluída.

Pronto, a primeira etapa está concluída, reinicie o seu navegador fechando-o e abrindo novamente, é hora de partir para a exclusão dos aplicativos do Facebook.

Clique no botão de ferramentas do Facebook e então clique em "Configurações".

Clique no botão "Aplicativos".

Agora é hora de procurar por aplicativos que você não conheça ou que ache suspeito, quando encontrar algum, clique sobre o "X" no canto direito das opções do aplicativo.

Selecione a opção "Excluir todas as atividades de [aplicativo] do Facebook." Para que tudo que seja relacionado a este seja excluído da sua linha do tempo. Depois, clique em "Remover".

Pronto, depois de seguir esses passos você estará livre desse vírus tão chato que tenho certeza que já fez você perder muitos amigos no Facebook. Recomendamos que você realize um escaneamento completo em seu computador com o seu antivírus para certificar a eliminação de toda ameaça que ainda possa existir em seu computador.

Fique atento quanto a estes aplicativos e extensões, eles são os principais causadores desses problemas no Facebook, só autorize um aplicativo em seu perfil se ele pertencer a um site o qual você tenha total confiança! Não clique em anúncios do Facebook que lhe pareçam suspeitos, a principal característica deles é marcar várias pessoas para chamar a atenção.

Alguns jogos da rede social também podem tentar exigir que você permita algum outro aplicativo para funcionarem, caso isso aconteça, desconfie, não permita nenhum tipo de publicação em seu perfil que não venha de uma fonte totalmente confiável.

Se você conhece algum amigo que está passando por esse problema e você não está afim de excluí-lo de sua lista de contatos, compartilhe esse tutorial e mande este para ele, aposto que ele vai ficar tão agradecido quanto você!

Dúvidas e sugestões para este e outros tutoriais podem ser compartilhadas nos comentários abaixo, assim que pudermos vamos tentar te ajudar.