Nesta segunda-feira, 28 de julho, inspetores do governo chinês realizaram visitas a vários escritórios da Microsoft na China; a companhia não divulgou o motivo real destas investigações. Apenas foi divulgado por um dos porta-vozes da Microsoft que a Administração Estatal para Indústria e Comércio da China, realizou visitas em vários escritórios da empresa nas cidades de Pequim, Xangai, Guangzhou e Chengdu.

Vale lembrar que logo após o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden, ter revelado segredos do programa de espionagem do governo norte-americano em usar a tecnologia de companhias dos EUA para espionar outros países, a China começou a boicotar os sistemas de tecnologia norte americana, aonde o governo Chinês chegou a proibir o uso do novo sistema operacional Windows 8 em todos os computadores de instituições oficiais do país.

Com tudo isso, a porta-voz da Microsoft, Joan Li, em um comunicado via e-mail declarou que, "Buscamos desenvolver produtos que entregam recursos, a segurança e a confiabilidade que os consumidores esperam, para isso estamos dispostos a cooperar ativamente com as investigações".

Empresas do setor de softwares do mundo inteiro estão passando por momentos complicados na China, sendo que a mídia estatal está clamando por punições severas contra empresas dos Estados Unidos, alegando que as mesmas estão ajudando o governo norte-americano a monitorar e a roubar segredos da China.