A virtualização nada mais é que, teoricamente falando, a criação de um computador dentro do seu computador, ou seja, é quase como comprar um computador novo para testes, porém com configurações um pouco mais inferiores do que você já tem e com o máximo de economia possível.

A virtualização surgiu como uma solução para os problemas enfrentados com os antigos mainframes, que eram softwares desenvolvidos e exclusivos apenas para o seu próprio sistema operacional, pois eles vinham acompanhados de bibliotecas que eram compatíveis somente para os tais, quando um software era necessário e este não existia para o sistema operacional da máquina que estava sendo usada, era necessária a instalação de outro sistema operacional para rodá-lo.

Uma virtualização é composta por dois protagonistas, o hospedeiro (host) e o hóspede (guest), onde o hospedeiro é o sistema operacional instalado inicialmente em usa máquina, e o hospede é o que será instalado posteriormente.

O VMM (Virtual Machine Monitor - Monitor de máquina Virtual) ou hypervisor é quem faz a área de intermédio visual entre host e guest e é por onde o usuário irá usar a máquina virtual e também o responsável por controlar o uso dos recursos de seu computador, tanto no quesito espaço quanto no desempenho.

Ter uma máquina virtual em seu computador não é algo inútil, existem vantagens em ter "um segundo computador", mesmo que a maioria dos usuários sejam apenas entusiastas da área de TI que queiram descobrir novos sistemas operacionais sem precisar formatar a sua máquina, porém, onde existem vantagens também podem existem desvantagens.

Vantagens da virtualização

Melhor aproveitamento de hardware

Boa parte dos recursos do computador ficam ociosos pela maioria do tempo, é extremamente raro executar uma tarefa que exija quase toda a capacidade de seu computador, a não ser que você tenha uma máquina com uma configuração baixa e rode softwares gráficos neste. Quando uma máquina virtual é inicializada, boa parte destes recursos ociosos são alocados, e o seu computador passa a usar quase que seu desempenho total. 

Economia

Com uma máquina virtual, o usuário tem diversos benefícios financeiros, como corte de gastos com aquisição de novos hardwares, gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de eletricidade, dentre outras coisas que podem vir a custar algum dinheiro do usuário.

Uso de sistemas operacionais antigos

O uso de sistemas operacionais já ultrapassados pode ser necessário em algum momento, por conta da compatibilidade de alguns softwares, o que é muito comum (por incrível que pareça) em sistemas bancários.

Diversidade de plataformas

Como já sabemos, a sua máquina não está restrita a receber apenas uma virtualização, várias máquinas virtuais podem ser criadas dependendo dos recursos que você tem disponíveis, o que adiciona várias aplicações, como um ambiente de teste para novos sistemas operacionais; segurança quando você tentar executar algum software suspeito, pois somente a máquina virtual poderá ser afetada; a simples liberdade para buscar novas experiências.

Desvantagens da virtualização

Sobrecarga de tarefas

Se você se empolgar e acabar ligando muitas máquinas virtuais ao mesmo tempo uma sobrecarga de tarefas pode ocorrer e todas as suas máquinas virtuais pararem de funcionar, por isso instale e execute apenas o número de máquinas virtuais que o seu computador suporte, pois isso pode acabar gerando problemas mais tarde.

Segurança

Caso aconteça algum problema com o seu VMM, todas as máquinas virtuais estarão vulneráveis, isso vale também para problemas que ocorram em máquinas virtuais, ou seja, é possível um vírus de uma máquina virtual afetar outra.

Dependência

Caso algum problema aconteça com o seu host e a máquina virtual não esteja alocada em outro servidor, prestamos nossos sentimentos, mas você vai acabar perdendo todos os arquivos, programas, pastas ou qualquer outra coisa que tiver em ambas as plataformas.

Gastos

Com a máquina virtual você economiza muito com novos hardwares, porém pode acabar precisando de uma manutenção de vez em quando, já que o desempenho estará sendo muito maior e consequentemente o desgaste dos componentes pode também ser maior.

Conclusão Final

Uma máquina virtual realmente não tem utilidade para todos os usuários de um desktop, ela tem sua aplicação mais direcionada a curiosos e pessoas que de fato precisam de um segundo sistema operacional, além desses casos não existe mais motivo algum para realizar uma virtualização em seu computador.

Dificilmente alguém compraria uma nova máquina somente para instalar um sistema operacional diferente na mesma, então neste caso especificamente a virtualização foi a maior invenção que poderiam ter feito, sem contar que não é necessária nenhuma formatação depois que você achar que não precisa mais da máquina virtual, é só entrar em seu VMM e excluí-la do sistema.