A empresa SiliconReef, em parceria com o instituto de tecnologia C.E.S.A.R, lança em Recife (PE) A estação para carregar celular com energia solar, localizada na Praça do Arsenal, na rua do Bom Jesus, em frente ao museu arqueológico, no Recife Antigo.

Tecnologia

Trata-se de uma estação de carregamento solar para dispositivos móveis, com seis pontos de recarga simultâneos e com um número de usos ilimitado. A energia solar capturada pelo sistema é transformada em energia elétrica e armazenada pela estação para que possa ser usada para recarregar os aparelhos. Cada ponto possui um tipo diferente de conexão, de forma a ser compatível com os principais modelos do mercado. O local possui dois pontos mini USB, um USB, um para iPhone 4 e dois para iPhone 5, assim a estrutura atende gratuitamente celulares, smartphones, MP3 players e navegadores GPS. A SiliconReef informou que o sistema conta com cinco dias de autonomia, o que possibilita perfeito funcionamento mesmo com cinco dias de nublados, ou mesmo à noite.


Estação de carregamento solar para dispositivos móveis.

Acessibilidade

Oferece ainda proteção ao sol, à chuva, lugar para sentar e acesso reservado e facilitado para cadeirantes. E em relação a segurança dos usuários, quiosque foi montado em frente a um ponto da Policia Militar e conforme outra experiência em Porto de Galinhas, não foi relatado nenhum roubo. A empresa informou que ocorreu tentativas de levar um dos carregadores, mas nesse projeto houve alterações para deixar isso ainda mais difícil. A estrutura funcionará 24 horas.

Desenvolvedora

A Design House Silicon Reef é uma empresa privada, especializada no desenvolvimento de sistemas analógicos com baixo consumo de energia e de Circuitos Integrados de sinal misto. Criada no ambiente inovador e empreendedor do Centro de Tecnologia da Informação de Porto Digital, em Recife, Pernambuco, a DH é uma empresa com DNA C.E.S.A.R., um renomado centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) do Brasil.
Atualmente, a DH conta com benefícios de políticas públicas e apoio do governo federal, que designou a indústria de semicondutores como uma prioridade para investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, de modo a estimular o crescimento sustentável do setor no país.

Negócio

Inicialmente, o quiosque de carregamento solar atenderá os usuários do Recife Antigo durante dois meses, mas poderá ficar por mais tempo. Isto porque terá um modelo de negócios parecido com as estações de aluguéis de bicicletas, sucesso no Recife e em várias cidades do Brasil. Espera-se conseguir parcerias para financiar a manutenção da estrutura. E oferecer serviços de propaganda e consciência ecológica. O uso deverá ser sempre gratuito. A ideia poderá ser replicada em outras capitais, a depender do interesse de empresas. 


Estação de carregamento solar para dispositivos móveis.

Espero que tenham gostado. E fica a dica para quem quer empreender. Buscar inovações que além do retorno financeiro, tenham em sua ideia uma preocupação com o social e ou seja ecossustentável.

fonte: Design House Silicon Reef, CI Brasil