Na quinta-feira (17), o Facebook começou a testar um novo botão de compras de produtos dentro do próprio site. O botão "comprar" começará a ser incluído em propagandas exibidas no feed de notícias do site, bem como no aplicativo.

Vale lembrar que o botão "Curtir" já foi replicado em vários serviços da internet, e o Facebook, ao longo do tempo vem apostando em outros botões, como o "solicitar" e "eu sou um leitor".

Conforme o próprio Facebook, a nova ferramenta foi elaborada "com privacidade em mente" e "estudos foram realizados para ajudar a fazer a experiência de pagamento segura e protegida".

O funcionamento do botão é bastante simples e prático. O usuário, ao clicar no botão, será redirecionado a outra página para inserir os seus dados e confirmar a compra.

"Nenhuma informação de cartão de crédito ou débito que as pessoas compartilham com o Facebook quando completam a transação serão compartilhadas com qualquer outro anunciante, e as pessoas podem selecionar se elas querem ou não salvar essas informações de pagamento para futuras compras", informa o Facebook.

O teste com o botão "Comprar", por enquanto, está sendo realizado em meio a um pequeno grupo de comerciantes nos Estados Unidos. Ainda não há informações se o botão será expandido a outros países.