Adware vem do inglês ad = anuncio + software = programa. Esses adwares tornam o computador e a conexão mais lentos. Normalmente, assumem o formato de pop-up - aquelas janelas incômodas que abrem a todo instante enquanto se navega em determinado site, ou em programas que se instalam no seu PC. Pois bem, esses dias conheci um programa muito eficaz na solução desse problema, limpou de maneira definitiva todo o meu computador.

Passo a passo.

Faça o download do programa adwcleaner aqui. Após concluir o download, basta executá-lo, pois este programinha não precisa ser instalado para funcionar. Na tela inicial, você clica sobre examinar, para que o programa faça uma varredura completa em seu PC.

Note que logo abaixo, sairá o resultado da busca, e você pode verificar se tem adwares instalados nos serviços, em pastas, arquivos, atalhos, no registro do Windows e nos seus navegadores. No meu caso, utilizo esses três navegadores. Se você tem mais, Clique na setinha para visualizar os demais.

Você pode gostar de:

Ao concluir o exame, os resultados ficam descritos de acordo com o local e tipo de arquivo. No meu computador foram encontrados adwares no Firefox, como você pode ver.

E no Google Chrome, já bem mais infectado.

Para removê-los, de um clique ate o botão Limpar e aguarde o processo. O programa lhe avisará que todos os programas serão fechados para remoção. Confirme.

A seguir, o programa te dar mais dicas para você ficar seguro e evitar que esse problema volte a ocorrer em seu computador. Leia com atenção e clique em OK.

E por fim, o adwcleaner informa que seu computador precisa reiniciar para completar a limpeza. Confirme o procedimento e aguarde a reinicialização.

Assim que o Windows carregar por completo, um relatório detalhado será exibido na tela, informando quais e quantos adwares foram removidos do seu PC. Como você pode ver, ele descreve o local, data e hora da varredura, os tipos de arquivos e a localização de cada adware.

Você pode gerenciar sua lista de quarentena, pela opção Ferramentas, na parte inferior do programa. Lá você pode restaurar qualquer arquivo que deseja, como também, localizar a pasta raiz do adware. Clicando sobre Carregar Script.

Agora você pode fechar o relatório e usufruir de um computador mais seguro e sem adwares.