A guerra no Iraque infelizmente já fez várias vítimas, muitas delas crianças inocentes. Os bombardeios são os principais causadores de tragédias na região. Para tentar minimizar a situação, um grupo de desenvolvedores criou um aplicativo para ajudar os israelenses a fugir dos ataques a mísseis disparados a partir da Faixa de Gaza.

Nomeado de Red Alert, o app envia alertas para os smartphones quando as sirenes israelenses informam sobre os ataques. Assim, as pessoas contam com 15 a 90 segundos para encontrar um local mais seguro.

"A razão principal para criarmos o aplicativo foi salvar vidas", disse Ari Sprung, desenvolvedor do app, em entrevista à Reuters. Spring nasceu nos Estados Unidos, porém trabalha na Curiyo, uma startup localizada em Jerusalém.

O Red Alert, incialmente, foi desenvolvido para atender as cidades do sul de Israel, no entanto, com o aumento do alcance dos mísseis, o aplicativo pode avisar também regiões ao norte do país, onde ficam cidades como Tel Aviv e Jerusalém.

Conforme a Reuters, o Red Alert registra aproximadamente 500 mil downloads em Israel e 50 mil em uma versão em inglês nos Estados Unidos.

Em relação ao futuro do aplicativo, Sprung diz:  "Eu espero que, no futuro, possamos retirá-lo do ar".

Fonte: Reuters