Nesta semana, a empresa This Place lançou um aplicativo de código aberto capaz de controlar os óculos do Google apenas com o "poder da mente"; claro que falo do Google Glass. O aplicativo denominado de MindRDR, aliado ao headset Neurosky da EEG, tem como finalidade analisar as ondas cerebrais do usuário e transmitir para o óculos.

Sendo assim, o dispositivo passa a decifrar as ondas cerebrais do usuário quando esse está concentrado, transmitindo-o para o aparelho através de conexão Bluetooth. Mas como isso funciona? Simples, enquanto o usuário se concentra para realizar a ação, uma linha branca aparece na tela, quando esta subir e chegar ao topo, a foto, por exemplo, é tirada usando a câmera embutida no Google Glass.

Se o usuário quiser publicá-la em uma rede social previamente programada, ele deverá repetir o processo anterior. Vale lembrar que o óculos do Google é hoje controlado por comando de voz ou através de toques na parte lateral do dispositivo.

De acordo com o chefe executivo da This Place, Dusan Hamlin, disse ele que a ideia era o de verificar o verdadeiro potencial do Google Glass, declarando o seguinte: "Atualmente usuários precisam tocar na parte lateral dos óculos ou usar o comando de voz, impedindo assim que pessoas que possuem algum impedimento em alguma dessas situações, possam usar o dispositivo do Google".

Já para a diretora de criação da empresa, Chloe Kirton, "as possibilidades do Google Glass são enormes".

 Para o fundador da Special Effect, uma entidade de caridade que adapta controladores de games para pessoas com dificuldades motoras, disse ele a BBC que está muito animado com as possibilidades que o "hackeamento" do Glass criou.

Donegan declarou a BBC o seguinte: "Os novos aparelhos EEG significarão muito para aquelas pessoas que atualmente não possuem nenhum tipo de controle motor, que apenas conseguem controlar o movimento com os olhos; esse é o auge, o ponto ainda não explorado".