Foi anunciado hoje terça-feira, 08 de julho, a criação de um novo consórcio para padronizar a internet das coisas, entre as empresas participantes deste grupo, está a Dell, Intel e Samsung.

O OIC ou Open Interconnect Consortium, como está sendo denominado, terá como objetivo a criação de códigos padronizados que irão auxiliar o mercado, além de definir novas diretrizes comuns que garantirão a conexão e o bom funcionamento entre vários dispositivo, isso independente de seu fabricante, bem como ocorreu com a conexão Wi-Fi, USB e a Ethernet.

A OIC vê como uma das principais dificuldades que a internet das coisas tem sofrido hoje, a falta de conectividade entre aparelhos não convencionais, como geladeiras, carros e outros. O consórcio destas grandes empresas propõe-se a desenvolver um código aberto que irá ajudar a comunicação entre computadores, tablets, smartphones, aparelhos domésticos e outros.

O consórcio trabalhará com tecnologias já existentes no mercado, bem como o Bluetooth, NFC e o Wi-Fi.

Vale lembrar que esse não é o primeiro grupo que possui essa finalidade, o Allseen Alliance que tem como participantes a D-Link, LG, Microsoft, Qualcomm, Panasonic e mais 46 empresas filiadas foi criada no final do ano passado.

O maior objetivo entre esses consórcios de criação de um novo padrão de internet é o de desenvolver uma maneira mais simples de conectividade entre os mais diversos aparelhos, tudo isso com o uso de tecnologia já existente como a conexão wireless e as demais já citadas acima.

De acordo com o site GigaOM, a OIC tem como meta já alcançar os primeiros resultados a partir do terceiro trimestre deste ano; assim sendo, em um futuro bem próximo poderemos ver uma disputa por novos padrões.