A COO do Facebook  Sheryl Sandberg pediu desculpas em nome da companhia pela manipulação de dados no feed de notícias na rede social de 700 mil usuários sem qualquer autorização, com a finalidade de uma pesquisa.

Conforme o Wall Street Journal, Sandberg disse que o experimento foi "mal programado". A executiva afirmou também ao jornal que a pesquisa "parte de pesquisas em andamento executadas pela companhia, com o objetivo de testar diferentes produtos". Conforme ela, o estudo "foi mal comunicado pelo Facebook e que por essa comunicação falha, nós pedimos desculpa. Nunca quisemos incomodar vocês".

Vale lembrar que após divulgação dos resultados da pesquisa e do método de aplicação, muitos usuários e também autoridades no assunto criticaram a companhia e ainda estão cobrando esclarecimentos.

Entenda o caso

O Facebook manipulou em 2012 o algoritmo usado para distribuir posts no feed de notícias dos usuários. O objetivo era investigar o impacto emocional que as mensagens causavam nos usuários.

A pesquisa foi conduzida por estudiosos associados ao Facebook pela Universidade de Cornell e pela Universidade da Califórnia.

Como resultado, os pesquisadores disseram que as pessoas usaram palavras positivas ou negativas dependendo do tipo de conteúdo ao qual foram expostas.

"Estados emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo inconsciente", disseram os pesquisadores.

"Estes resultados provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via redes sociais", disseram ainda.