O ponto alto do evento organizado pela companhia - que ocorre todo ano - foi o lançamento de uma nova versão para o SO móvel. Ele chegar ao mercado durante o terceiro bimestre desse ano, porém, ainda não há data oficial para que os consumidores possam utilizá-lo. Para ver mais novidades do Google I/O, clique aqui.

Material Design

A interface do Android L recebeu o nome de "Material Design", uma das principais mudanças é que a nova aparência vem com cores chamativas, a inspiração da interface é se basear em materiais como o papel e tinta e papéis de parede. Outra aposta da companhia é que os pixels não tenham só cores e sim profundidade.

Novas funções foram criadas e aprimoradas, como a transição de aplicativos de smatphones para tablets. Além disso, a empresa fez com que a integração entre dispositivos mobile ficasse mais rápida e inteligente. Segundo foi apresentado no evento, o Google irá investir no uso de cards na nova interface, ou seja terá uma aparência semelhante à das "live tiles" do sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone.

Alguns aplicativos e botões, como o Gmail, foram totalmente redesenhados para torna a usabilidade dos softwares mais fácil e que eles possam funcionar melhor em telas pequenas e grandes.

No caso da integração com a plataforma e páginas da web, a gigante de buscas resolveu desenvolver uma biblioteca de interfaces chamada Polymer. A nova função serve para o desenvolvimento de melhores websites, que se adaptem ao novo sistema. Outro ponto forte é, que, graças a esta ferramenta, o "Material Design" e outros aplicativos poderão funcionar a 60 quadros por segundo, algo que não ocorria em versões anteriores do Android.

Segurança

Se existe um ponto fraco do sistema Android é a segurança, o próprio Diretor do Android, Sundar Pichai, já disse em outra oportunidade que o Android foi criado para ser livre e não seguro. Por isso, Google e seus mestres buscam novos métodos para prevenir os ataques virtuais que vem acontecendo no Android, como a verificação contra malware na maioria dos aplicativos disponíveis na Google Play. Os smartphones receberão pacotes de segurança diretamente do Play Services, além de uma nova função para recuperar os dispositivos caso eles tenha sido atacado por ameaças virtuais.

Desempenho

Dessa vez o Google aposta em uma melhor otimização do Android. Inúmeras melhorias firmaram a ideia de bom rendimento para o sistema, independente do aparelho que esteja rodando o "L". Durante toda a apresentação, utilizando um Nexus 5, o Android L consumiu apenas metade da capacidade do aparelho.

Outra dor de cabeça para os desenvolvedores é a relação da bateria. No entando, não nada de espetacular foi apresentado para surpreender os usuários da plataforma, a única novidade mostrada no evento foi o Project Volta, que consiste em uma série de medidas feitas pela a Google que prometem melhorar a economia da bateria. É esperar para ver.

Agora o sistema terá suporte a processadores com arquitetura 64bits e poderá gerenciar mais memória RAM, dessa forma, ele seria capaz de funcionar em processadores como o Apple A7 (processador utilizado no iPhone 5S).

Usabilidade

Preocupados em como os usuários interagem com o sistema, o Google prometeu mudanças nos quesitos que fizeram com que a plataforma virasse um sucesso mundial. O Android L mostrou mudanças nas animações, feedback tátil, novos widgets e elementos tridimensionais, dessa forma, a experiência dos consumidores com o SO será mais interessante e única.

O Android L traz também uma nova versão do seu teclado padrão. O Android L Keyboard já pode ser encontrado no Google Play. Testamos é ele é realmente muito leve e bom. Você pode fazer o download aqui e utilizá-lo em qualquer dispositivo Android 4.0 ou superior.

Comente aqui o que achou do novo Android. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários ou pelo fórum.

Foto de Capa: Phandroid