De acordo com um estudo realizado pela  Business Software Alliance (BSA), que agrupa empresas de software do mundo, metade dos programas instalados em computadores pessoais no Brasil em 2013 era pirata.

Mesmo que o número ainda seja grande, houve uma redução de 2011 para 2013. Conforme o levantamento, o país contava com 53% de softwares em uso não licenciados em 2011. Agora, a porcentagem é de 50%. Em 2007, o índice era ainda maior, ou seja, de 59%.

O país, além de ter a taxa mais baixa em relação às nações do BRIC e países da América Latina, foi o que apresentou mais regularidade na queda desse índice", disse a associação em comunicado.

Conforme Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, a queda no uso de softwares piratas está relacionada a ações de conscientização promovidas por entidades que representam as empresas do setor.

Levando em consideração o mundo todo, o índice se inverte. Em 2011, 42% dos softwares instalados em computadores era pirata, já em 2013 é de 43%, revelou a BSA.

Os países emergentes representam os maiores utilizadores de softwares não licenciados,  e respondem por 56% de todos os computadores em uso no globo.

"As economias emergentes nas quais o uso de software não licenciado era preponderante continuaram sendo responsáveis pela maioria crescente de todos os PCs em serviço", disse a associação.

A região com maior uso de software não licenciado é a Ásia-Pacífico, com 62%), seguida da Europa Central e Oriental, com 61%.

A América Latina ficou com 59%, assim como Oriente Médio e África. A Europa Ocidental tem 29% de uso de softwares piratas  enquanto na América do Norte esse índice é de 19%.

Conforme a pesquisa, os usuários que não usam softwares não licenciados estão preocupados em manter a segurança em seus computadores.