É fevereiro, mês de Carnaval. Mas, se você não curte a folia e prefere ficar em casa na companhia de um bom filme, sofá e pipoca, opções de plataformas para assistir a um longa-metragem sem sair de casa é o que não faltam. Você deve estar pensando em Netflix, mas, embora esta seja uma alternativa muito querida e popular entre os amantes de séries e filmes, esta postagem não é sobre o serviço de streaming, mas sim sobre a plataforma de vídeos do Google.

Confira nosso guia de lançamentos e novidades Netflix 2016

O Youtube, um dos maiores serviços de vídeo do mundo, além de diversos tipos de conteúdo, também oferece filmes. E isto não precisa ser feito à base de uploads ilegais. O serviço oferece uma grande biblioteca de longas-metragens para alugar ou comprar de forma legal.

Os valores variam de acordo com a popularidade, data de lançamento e qualidade do filme (SD ou HD). Porém, se você não está afim de gastar, não se desespere. Há também opções gratuitas. Você terá até 30 dias para assistir os filmes alugados, mas atenção, a partir do momento que o conteúdo começa a ser reproduzido, ele fica disponível apenas por 24 ou 48 horas, dependendo do título escolhido. Porém, para quem prefere comprar algum, poderá assistir em qualquer momento.

Se você não sabia da possibilidade de assistir filmes no Youtube de forma legal, acompanhe abaixo um tutorial de como fazer para alugar ou comprar um longa-metragem através da plataforma. Ou então, se você já conhecia esta alternativa, afinal esta não é a primeira vez que o Oficina da Net fala sobre o assunto (em junho de 2014 foi feito um tutorial falando sobre), mas não lembra mais como se faz, aproveite para refrescar a memória com o passo a passo realizado a seguir.

Leia também: Como baixar áudio do Youtube e outros sites sem usar programas

1º passo: Acesse o endereço: https://www.youtube.com/movies, através do seu navegador.

2º passo: Na página, faça o login com sua conta no Gmail. Para isto basta clicar no botão azul "Fazer Login". Após, você já pode buscar os filmes que desejar ou explorar as categorias oferecidas pelo Google.

Lembrando que o idioma do conteúdo é descrito no título, portanto é preciso atentar para não optar pela legenda ou áudio errado.

3º passo:  Depois de selecionar o filme desejado e ter certeza que irá mesmo alugar ou comprar o filme você pode acompanhar o trailer do longa e ler a sua sinopse. Para isso, basta clicar no ícone.

4° passo: Para pagar a taxa selecionada, clique no tipo de locação escolhida (aluguel ou compra) e na qualidade de reprodução (padrão ou HD). Após isso o valor total será definido. Em seguida, clique em "Continuar".

5º passo: Hora do pagamento. O método de pagamento pode ser por cartão de crédito ou algum cartão de presente da Google Play, que é vendido em diversas lojas varejistas do país. Clique no botão "Comprar" e aguarde a confirmação.

Pronto! Você acabou de alugar ou comprar um filme através do Youtube. Agora, é só preparar a pipoca e assistir ao longa tanto através do seu navegador, como também qualquer outro dispositivo e aproveitar não só o feriado de Carnaval, mas qualquer dia do ano!