Para evitar que você não instale conteúdos duvidosos, escrevemos essa matéria para mostrar alguns quesitos básicos, mas que podem lhe ajudar na hora de baixar e instalar novos aplicativos no seu smartphone e tablet.

Analise bem os detalhes

Recomendados que instale algum app de segurança no seu dispositivo, como o Avast! Mobile Security e o PSafe Total Android, que podem ser encontrados gratuitamente na Google Play. Porém, apenas um aplicativo de segurança - muitas vezes - não é tão eficaz quanto parece, é muito importante que você também olhe as permissões e reputação de qualquer programa que queira instalar, procure também se o app tem de quatro a cinco estrelas e se foi instalado por muitas pessoas, além disso, observe principalmente se o app é relativamente simples.

Outra coisa muito importante é a reputação do desenvolvedor. Instale aplicativos apenas de empresas ou pessoas reconhecidas, por exemplo um aplicativo feito pelo Google provavelmente não terá ameaças como os que são desenvolvidos por pessoas que você nunca ouviu falar. É importante observar a identificação do desenvolvedor com o aplicativo. Ex: App da FIFA para Copa do mundo; veja se o desenvolvedor é a própria FIFA. As lojas de apps estão cheias de oportunistas.

Nunca instale aplicativos fora da Google Play

Diferente da Apple empresa responsável pelo iOS (Sistema utilizado no iPhone), o Android permite a instalação de qualquer aplicativo fora da loja oficial da plataforma, isso é possível graças ao sideloading. No entanto, caso um aplicativos não esteja na Google Play, nunca o instale, para evitar qualquer tipo de transtorno - apenas se houver motivos muito específicos. Se por ventura fizer isso, realize uma varredura imediatamente após a instalação do software. 

Leia Também:

Verificação de aplicativos

Aparelhos que usam o Android como plataforma e que contém o Google Play, tem a opção de utilizar o Google para realizar exames que detectam softwares maliciosos.

Para habilitar essa ferramenta faça o seguinte:

Passo 1: Acesse o menu de aplicativos do dispositivo;
Passo 2: Toque em "Configurações do Google";
Passo 3: Toque em "Verificar aplicativos";
Passo 4: Depois é só tocar na caixa ao lado de "Verificação de aplicativos".

Caso a versão do seu Android for 4.2 ou superior terá que fazer de outra forma:

Passo 1: Va até as "Configurações";
Passo 2: Depois em "Segurança";
Passo 3: E por fim "Verificar aplicativos".

Atenção: a opção "Verificação de aplicativos" só está disponível caso você tenha optado por instalar aplicativos de outras fontes que não seja a Google Play.

Comente aqui o que achou e caso tenha alguma dica de segurança que queira compartilhar conosco, compartilhe aqui nos comentários. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários ou pelo Fórum.