Ao deixar um smartphone cair o chão, a primeira coisa que fazemos é verificar se a tela sofreu algum dano, certo? Pois bem, a tecnologia para telas inquebráveis já existe e poderá ser usada no futuro.

A tecnologia, descoberta por pesquisadores da Universidade de Akron, em Ohio, nos Estados Unidos, consiste em uma camada transparente de eletrodos em uma superfície de polímero. Além de resistente, a tela também é flexível.

Nos testes realizados pelos cientistas, a tela foi dobrada por mil vezes sem quebrar ou apresentar qualquer tipo de rachadura. Conforme os pesquisadores, a tela é de baixo custo e pode ser facilmente fabricada em grande quantidade.

Esperamos que esse revestimento seja um grande competidor do óxido de índio-estanho no mercado. O problema das telas quebradas pode ser resolvido de uma vez por todas com essa tela mais flexível", afirma Yu Zhu, que conduziu a pesquisa. 

O pesquisador, no entanto, diz que não tem data para a chegada da tela ao mercado, já que o projeto está ainda na fase inicial.