Todas as dicas que serão listadas são capazes de impedir qualquer tipo de invasão na rede social e poderão ser utilizadas para quem usa o Facebook no computador, tablet e no celular.

Troque sua senha

Criar uma senha grande e forte, que não seja previsível e, nem contenha qualquer tipo de combinação fácil associada ao seu perfil como os populares: 123..., data de aniversário, nomes, entre outras coisas, pode ser uma ótima maneira para manter sua conta livre de invasores. Existem alguns serviços como o Lastpass, que podem ajudar a lembrar, criar e gerenciar uma senha. Em jeneiro deste ano, um blog chamado Splashdata, divulgou as 25 senhas mais utilizadas perigosas de 2013; confira se sua senha está entre estas e mude já.

Tente criar uma senha que contenha números, letras (maiúsculas e minúsculas), símbolos (interrogação, asterisco, etc) datas ou nomes que não sejam os seus. Além desta precaução, é muito importante mudar a senha frequentemente.

Coloque um aplicativo de antivírus em sua conta

Como o Facebook ainda é a maior rede social que existe notamos frequentemente ataques de cibecriminosos contra usuários da plataforma. Com isso, algumas empresas especialistas no ramo de segurança digital desenvolveram aplicativos capazes de proteger a rede social contra ameaças, são eles: Norton Safe Web, Eset Social Media Scanner e o Bitdefender Safego. Lembrando que para instalar esses aplicativos você deve ter efetuado o login no seu Facebook.

Ativar notificações de login

A partir desse recurso você terá a garantia que a sua conta será acessada quando e onde você determinar. Toda vez que sua conta for acessada de um local diferente, o Facebook irá lhe enviar uma notificação por e-mail ou por celular. Para ativar essa ferramenta faça o seguinte:

Passo 1: Clique na "seta", em seguida "Configurações";

Passo 2: No canto esquerdo da página procure por "Segurança", em seguida clique em "Editar";

Passo 3: Marque as duas caixinhas;

Passo 4: Insira a senha do Facebook;

Passo 5: Coloque o número do seu celular para o Facebook lhe enviar um código de confirmação;

Passo 6: Após receber o código por SMS, insira no espaço disponível; 

Passo 7: Para finalizar clique em "Salvar Alterações"

Nunca use a senha do e-mail igual à do Facebook

Pesquisa diz que cerca de três quartos dos usuários da internet utilizam a mesma senha para quase todos os seus cadastros online. Caso o seu e-mail contenha a mesma senha do Facebook altere já, pois se algum hacker conseguir decifrá-la ele terá acesso a todos os seu dados na rede social. Recomendo que crie uma senha forte com símbolos, letras e números maiúsculos e minúsculos.

Habilite os "contatos de confiança"

Apesar de ser uma ferramenta trabalhosa para você, essa opção disponibiliza ao usuário vincular amigos de confiança ao seu perfil, desta forma, eles lhe ajudarão a recuperar sua conta caso não consiga acessá-la ou tenha sido comprometida.

Passo 1: Clique novamente na seta localizada na barra do Facebook e em seguida "Configurações";

Passo 2: Procure no canto esquerdo por "Segurança" e por "Contatos de confiança", em seguida clique em "Editar";

Passo 3: Clique em "Selecionar contatos de confiança";

Passo 4: Clique novamente em "Selecionar contatos de confiança";

Passo 5: Selecione os três amigos que você quer vincular a sua conta, após ter selecionado clique em "Confirmar";

Passo 6: Pronto seus contatos foram adicionados com sucesso, você ainda poderá editá-los ou modificá-los quando e como quiser.

Aprovações de login

Ao ativar essa ferramenta o hacker terá muito trabalho caso queira invadir seu perfil. A explicação é que o Facebook gera um código a partir das configurações de aprovação de login que será usado na autenticação em duas etapas.

Passo 1: Acesse as configurações de segurança;

Passo 2: Procure por "Aprovações de Login" e clique em "Editar";

Passo 3: Marque a caixinha "Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos";

Passo 4: Ao marcar a caixinha uma nova aba irá se abrir com um espaço onde você deve inserir o código de segurança que será enviado para o seu celular cadastrado na rede social, em seguida clique em "Continuar".

Conclusão Final

Todas as dicas citadas aqui não irão proteger seu Facebook 100%, mas dará muito trabalho para quem tentar invadir seu perfil na rede social. Por isso, evite curtir muitas coisas, adicionar pessoas que não conheça, não clique em propagandas suspeitas e fale apenas com quem você confia. Como tudo, na vida, use com moderação.

Comente aqui o que achou e caso tenha alguma dica de segurança que não foi citada, diga-nos, aqui nos comentários. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários ou pelo Fórum.