A nova versão do sistema operacional da Apple, o iOS 8, chega com muitas novidades, e a que mais chama a atenção está relacionado a automação doméstica. Com isso, através de simples toques no iPhone os usuários poderão controlar vários segmentos da casa.

O HomeKit, que foi anunciado para desenvolvedores, é um conjunto de ferramentas que permitirá aos fabricantes a integração dos seus produtos de automação residencial com o sistema da Maçã.

Através do HomeKit os usuários poderão controlar os seus aparelhos através de vários pontos no iOS 8. Assim, com o HomeKit fechaduras, lâmpadas, câmeras, termostatos, tomadas e chaves poderão ser acoplados ao iPhone, para que o usuário tenha total controle sobre eles. Ao ir dormir, por exemplo, o usuário poderá informar à Siri e assim as luzes da casa irão de apagar e o aquecimento diminuir.

Outra novidade do HomeKit será o ascendimento de luz automática quando o usuário estiver se aproximando de casa.

Conforme Federighi disse que o HomeKit usará "um protocolo de rede comum que tem pareamento seguro, para que só seu iPhone possa abrir a porta da garagem". Os aparelhos deverão contar, em breve, com uma etiqueta "Made for iPhone" nas suas embalagens.

Mac OS X

Já para os computadores, o Mac OS X apelidado de Yosemite teve os ícones dos programas refeitos com design mais modernos. A recente versão do Mac OS X conta agora com uma caixa de busca chamada Spotlight. De modo similar à busca do iOS, é possível localizar aplicativos, conteúdo da iTunes e também da web.

Com isso, as barras, ícones e janelas mudaram e agora há transparências que permitem que arquivos e imagens sejam vistos por detrás das próprias barras. Os ícones dos programas trazem um visual mais atualizado e limpo. Há também um "modo escuro", onde não haverá avisos de outros programas aparecendo para confundir o usuário.


As buscas do Spotlight mudaram e agora aparecem no meio da tela e a pesquisa para encontrar arquivos específicos está mais rápida. As buscas por conteúdo da web podem ser feitas através do novo recurso, que dispensa o acesso ao navegador, por exemplo. O usuário precisa apenas começar a digitar para que os resultados sejam apresentados.

Os Macs poderão receber ligações telefônicas. Assim, ao surgir uma ligação no iPhone, um aviso também aparece na tela do Mac e o usuário pode atendê-la diretamente no computador. Do mesmo modo, através da lista de contatos do computador também será possível fazer uma ligação telefônica.O Yosemite conta também com uma atualização para os aplicativos Mail e Safari. Os usuários podem enviar arquivos de até 5 GB através do recurso Mail Drop, ou mesmo marcar as imagens diretamente no aplicativo antes de serem enviadas. O Safari, por sua vez, conta com uma reformulação para a sua barra de endereços, favoritos e também nas abas de inscrição.

Também é possível realizar a transferência de documentos entre o iPhone e Mac.