Nesta quarta-feira (4), o Google lançou no Brasil o Google Chromecast nas lojas online Pontofrio.com, Extra.com e Casas Bahia.com. O aparelho, que custa R$ 199, possui formato semelhante a um flash drive e permite que o usuário assista conteúdo da internet através da televisão. O Chromecast do Google facilita a ligação entre o celular, tablet ou notebook a uma TV de alta definição (HD) através da entrada HDMI e internet sem fio (Wi-Fi).

O Brasil é o 19º país a receber o gadget no mundo, o aparelho foi comercializado durante um ano nos Estados Unidos até chegar na Europa e Ásia no mês passado.

O aparelho móvel pode ser utilizado como controle remoto para acessar o conteúdo desejado através do Chromecast. No entanto, mesmo em utilização, o usuário pode usar o seu tablet, smartphone ou PC normalmente, sem qualquer alteração da função de controle remoto.

O usuário pode deixar uma lista de vídeos do YouTube rodando, e mesmo que a bateria do tablet, por exemplo, acabe, o vídeo continuará rodando normalmente.

Leia também: O que é Chromecast?

De acordo com um dos criadores do canal no YouTube "Galinha Pintadinha", que já acumulou mais de 1 bilhão de acessos, Juliano Prado, a chegada do Chromecast só irá ajudar a crescer as visualizações dos vídeos.

"Os vídeos do Galinha Pintadinha já atingiram a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube e agora, com o Google Chromecast ficará muito fácil e simples assisti-los na tela da TV", disse Prado. Vale notar que a versão brasileira do produto vem com a marca da Galinha Pintadinha estampada nas caixas.

O funcionamento do Google Chromecast é simples, ou seja, o vídeo assistido é armazenado na nuvem do Google e assim é adequado à qualidade da banda. Por isso não há o risco de travar o vídeo, o que acontece normalmente se for acessado diretamente da internet da TV.

Conforme Newton Neto, gerente de Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas do Google, o gadget do Google está em crescente evolução.  "O Chromecast foi desenvolvido para evoluir com o tempo. Ele sempre vai melhorar", disse.

O Google Chromecast funciona em aparelhos com os sistemas Android, iOS, Windows, Windows Phone, Mac Os e Chrome OS (em alguns modelos de Chromebook).

Conforme o Google, a velocidade básica de internet para usar o gadget é de 1,5 mega por segundo (Mbps). Porém, o ideal é de 3 Mbps para assistir o conteúdo em HD.

A partir das próximas semanas, de acordo com a companhia, o Google Chromecast poderá ser encontrado também nas lojas físicas.