A Matriz BCG é um método inteligente de analisar o ciclo de vida de um produto, gerir marcas, fazer planejamento estratégico ou mesmo montar uma estratégia de vendas. O método é largamente utilizado como estratégia de marketing, já que ajuda a estabelecer, através de um gráfico simples a participação de marcado ou a taxa de crescimento no mercado de algum produto ou serviço.

A sigla BCG vem do nome Boston Consulting Group, pois foi desenvolvida por Alan J. Zakon, executivo da empresa, em parceria com William W. Wommack executivo da empresa do ramo de papéis Mead Corporation. Aqui no Brasil ela é conhecida oficialmente pelo nome de Matriz Crescimento-Participação. Embora tenha sido criada em meados dos anos 60 e finalizada nos anos 70 a Matriz ainda é uma das principais formas de se criar políticas de investimento e serve como base para a administração de caixa da maioria das grandes empresas.

Apesar de parecer complexo o sistema é simples. Trata-se de um gráfico composto de figuras metafóricas constante de duas matrizes: participação de marcado e crescimento de mercado. A análise do quadrante resultante ajuda a empresa a entender de forma clara a posição que o seu produto ocupa no mercado, seu valor e sua taxa de crescimento. Vamos entender como funciona o método.

Como é possível ver na imagem abaixo, a matriz é composta por 4 elementos gráficos, que podem ser facilmente identificados pela sua característica. A estrela logo nos remete ao topo, ao lugar onde o produto deve estar em relação ao mercado. A vaca é aquele produto ou serviço com baixa taxa de crescimento, mas que tem alta participação no mercado, já o cachorro é a metáfora de um produto cuja participação de mercado é relativamente pequena, assim como a sua possibilidade de crescimento.

Vamos detalhar:

1) Estrela: No quadrante da estrela são representados os produtos com participação relativa no marcado alta, assim como alto crescimento de vendas. Estes produtos podem ser rentáveis, mas mantém o fluxo de caixa intenso, já que os lucros muitas vezes precisam ser reinvestidos para matar a rotatividade do produto.

2) Vaca Leiteira: é o produto/serviço que gera caixa de maneira continua para a empresa. Tem alta participação no mercado, porem apresenta um crescimento real em vendas bastante lento. É o produto que tem custo de produção baixo e alta rentabilidade, gerando caixa excedente.  

3) Abacaxi ou Cachorro: São produtos ou serviços que têm baixa participação relativa no mercado e também baixa taxa de crescimento de vendas. Normalmente não se tornam geradores de caixa, pois possuem custo geralmente alto e um volume de vendas menor.

4) Ponto de Interrogação: São aqueles produtos ou serviços que possuem uma elevada taxa de crescimento e vendas, mas uma participação no mercado ainda em baixa. Podem necessitar de muito investimento para que futuramente se tornem geradores de caixa ou produtos Estrela. São os produtos que necessitam de ações para melhorar a sua participação no mercado.

As imagens são autoexplicativas e remetem diretamente ao conceito que devem passar. Cabe ao profissional de marketing ou administração saber construir o seu gráfico, analisar e por em prática a teoria que se torna clara através do método: Pensamento estratégico é um fator determinante no crescimento de qualquer negócio.