Somente em um dia, na última sexta-feira (30), o Google recebeu 12 mil pedidos de usuários europeus para retirar os seus nomes do mecanismo de busca, informou um porta-voz da companhia. 

De acordo com o Google, em alguns momentos a média de pedidos chegava a 20 por minuto.

A gigante das buscas disponibilizou um formulário online para todos os internautas da Europa para solicitação de remoção de links. A iniciativa está relacionada a decisão emitida pela justiça europeia. Conforme o Tribunal de Justiça da União Europeia, todos os indivíduos têm o direito de exigir a exclusão de páginas encontradas através do mecanismo de busca e que contenham informações pessoais sobre eles.

A iniciativa, chamada de mecanismo de esquecimento digital , está de acordo com a grande preocupação dos usuários de internet em manter a sua boa reputação online, bem como a proteção de informações pessoais.

Para solicitar a remoção de links do buscador do Google, o usuário precisa enviar uma cópia de sua identidade, dados pessoais e também indicar cada um dos links que gostaria de remover dos resultados de busca. Também é preciso enviar uma justificativa para cada link que deseja excluir. Após avaliação do Google, em casos controversos será consultado órgãos reguladores para decidir se os dados devem ou não ser removidos.