Que tal poder instalar aplicativos que se integram ao sistema ou instalar Rooms customizadas para mudar o visual do aparelho? Você pode fazer isso e muito mais, o Android é capaz, basta que você tenha permissão para executar tais modificações. O sistema Android é baseado no Linux, com isso existem alguns níveis de autorização que restringem o usuário a pequenas mudanças no sistema. Já com o root em seu Android você terá as permissões necessárias.

Lembrando que o Root pode ser feito em qualquer aparelho independente da versão do Android ou marca do dispositivo móvel, celular ou tablet. As etapas a seguir são as mesmas para ambas.

Veja como funciona

Com seu aparelho Android totalmente carregado e em mãos, você precisará do aplicativo chamado Framaroot. Abra o navegador do dispositivo que deseja rootear e baixe aqui o arquivo necessário para o procedimento.

Depois, abra seus arquivos no cartão SD, na pasta download, e procure o arquivo que baixou.

Execute e instale o aplicativo em seu aparelho. Ao terminar, aparecerá o ícone no seu menu.

Ao abrir o aplicativo, você escolhe a opção: Install Superuser e clique em Boromir como podem ver na imagem abaixo.


Em seguida aparecerá uma mensagem informando que o procedimento foi realizado com sucesso. Reinicie seu dispositivo móvel para que seja feito o root.

Para ter a certeza que seu Android esta rooteado, basta procurar no menu o aplicativo chamado Superuser.

Se você encontrar este aplicativo, agora você é o administrador do seu Android e pode fazer qualquer tipo de mudança. A partir de agora você já pode instalar aplicativos que customizam ou se integram diretamente ao sistema. Ao instalar alguns aplicativos, o Superuser pedirá que você conceda permissão para ser instalado e rodar em seu Android. No exemplo abaixo, baixei uma Room para personalizar meu Android, e logo que eu clico em instalar aparecerá a seguinte mensagem: 

Eu flerto a caixinha Remember para lembrar da autorização para este aplicativo, e clicar sobre Allow, ou Permitir, assim, o programa será executado normalmente.


 

Vale lembrar-se de ter cuidado com todo procedimento que irá fazer no Android, este procedimento foi realizado em meu celular, contudo, alguns fabricantes não aconselham a fazê-lo porque você pode perder a garantia do seu aparelho, não nos responsabilizamos por eventuais erros ou perdas.