A Tecnologia através dos tempos

Quando pensamos em tecnologia logo nos vem à cabeça as invenções atuais, como computador, televisões de LED ou até mesmo o iPhone que está aí no seu bolso. Ao pensar nisso, não nos damos conta de que tecnologia é tudo aquilo que permite ao homem fazer algo que antes ele não podia sem o uso de determinada ferramenta. A tecnologia, e a sua evolução estão altamente entrelaçadas na historia da humanidade, já que não teríamos chegado onde chegamos sem o uso destas ferramentas, desenvolvidas pelo cérebro humano para facilitar a própria vida e para simplificar tarefas mais complexas.

Desde a invenção do fogo até a invenção da roda, devemos perceber que tecnologia não é apenas o conceito de uma invenção, e sim um pequeno salto evolucional, já que cada novo invento leva o homem a um patamar que ele não estava antes, e lhe dá habilidades que não são natas à humanidade.

A cada passo que o homem deu na história, havia uma necessidade que o afligia. Como manter a carne conservada após a caçada? Como deixar de ser nômade e estabelecer moradia em um só lugar? Como transportar cargas pesadas mais facilmente? Foram estas perguntas que nos guiaram e continuam nos guiando. Foi cada uma dessas necessidades que levou o homem a descoberta do fogo, da conservação através do sal, da agricultura e à descoberta da roda.

Cada época cria a sua própria necessidade, e como o homem precisa contornar todas as dificuldades para continuar sua rota evolucional, é preciso que ele invente algum método ou alguma ferramenta capaz de suprir essa necessidade.

O homem é um animal insatisfeito por natureza. Então, na medida em que crescem seus confortos - proporcionados por suas invenções - crescem também as suas necessidades, pois as criações precisam ser aperfeiçoadas de tempos em tempos. Podemos citar o exemplo da sua televisão de LED, com resolução de 1080p e capacidade de captar sinais digitais. Você se lembra como ela era alguns anos atrás? Provavelmente não.

As televisões mais antigas demoravam muito tempo para serem ligadas e efetivamente transmitir alguma imagem, o mesmo valia na hora de serem desligadas. Ela precisou evoluir para continuar cativando os usuários. Veio então a televisão de tubo, que não exibia cores. Mas o mundo tem cores, e nós precisamos de cores para ter a sensação de realidade. O que aconteceu então? Criou-se a televisão à cores. Para encurtar a historia: a próxima televisão exibia cores, mas você tinha que se levantar do sofá quando quisesse tocar de canal; o primeiro controle remoto, criado para contornar isso, tinha um fio ligado ao aparelho televisor. Nada cômodo não é? O próximo controle remoto deveria ser sem fio então, e que tal se comandasse o televisor através de raios infravermelhos? Boa ideia!

Bom, você já deve ter captado a ideia. Mesmo as inovações precisam de melhorias. Aperfeiçoamentos que fazemos às nossas criações através do tempo são o que podemos definir como evolução tecnológica. E esta evolução sempre fez o homem sonhar, como veremos adiante.

A tecnologia do futuro. No passado

A revolução Industrial deu um novo rumo para a humanidade. Com ela a rapidez de produção e a escala com que a indústria podia suprir necessidades impressionou o homem, e assim formou o mundo como conhecemos hoje. Sedento de novidades e tecnologias.

As imagens a seguir mostram como a população dos anos 1800 imaginavam os anos 2000.


Bombeiros alados contra incêndios

Carteiros para localidades distantes

Pescaria ao contrário

Professor "transferindo" conhecimento para os alunos

Barbearia Moderna

Estas imagens provam que a imaginação humana não tem limites. E é graças a essa criatividade imensa e ao desassossego gigante que o ser humano tem que nós continuamos inventando, e evoluindo, é claro. Não podemos esquecer que toda a tecnologia que temos hoje, foi algo imaginário ontem. E observe aonde já chegamos! A humanidade esta sempre se perguntando e ansiando pelo próximo passo.

Tecnologias atuais

Estas todos conhecemos bem. Podemos até não entender de que maneira cada coisa funciona, mas sabemos perfeitamente como usá-las. Este é o caso da maioria dos eletrodomésticos que você tem em casa. Abrimos a geladeira, usamos o forno microoondas, ligamos a televisão e mal nos damos conta de que não sabemos realmente como funciona o mecanismo de cada uma destas invenções.

O certo é que cada uma delas foi fruto de uma evolução particular e possui a sua própria história, ao mesmo tempo em que se entrelaça com a nossa história. Você conseguiria se imaginar hoje, sem o seu celular ou sem o seu computador? Difícil!

Das coisas que a nossa mente pode imaginar, podemos considerar estas as invenções mais estimadas atualmente. A evolução de ambos foi exponencial. A cada ano eles ganham novas funcionalidades e dobram a sua capacidade de processamento. Tudo isso para dar conta da nossa vida turbulenta, que a tecnologia que inventamos deveria simplificar. Agendas eletrônicas para não perdemos a hora, blocos eletrônicos de anotação para não esquecermos aquela ideia brilhante no caminho para o serviço, função de gravação de musica para que não nos esqueçamos de baixar aquela música que adoramos, mas não sabemos o nome, e assim segue. O computador pessoal guarda dados que são praticamente toda a nossa historia. Um dado perdido é um pedaço da nossa memória que se foi. Muitas de nossas capacidades foram simplificadas por ele. E reduzidas a ele também.

Acabamos percebendo que estas máquinas estão cada dia mais inteligentes. E quando nos referimos a inteligência não estamos falando apenas de processamento de dados e cálculos matemáticos. De acordo com os cientistas, existe sim, uma inteligência, mesmo que artificial, nos nossos objetos eletrônicos.

Como a evolução não cessa, também não cessa a evolução de nossas necessidades, e assim a evolução de nossas máquinas. Você já parou pra pensar onde tudo isso pode nos levar?

Tecnologias do futuro

Não é de hoje que imaginamos as tecnologias do futuro tomando conta da humanidade. Mas parece que este cenário esta cada vez mais real na cabeça dos cientistas. Desde que o supercomputador da IBM, Deep Blue conseguiu vencer o maior jogador de xadrez da humanidade os pesquisadores tem se perguntado até onde a inteligência artificial pode ir.

E eles chegaram a uma resposta analisando outro supercomputador. A máquina, conhecida pelo nome de Watson venceu os dois melhores jogadores humanos em um game show da televisão americana. Desta vez não se tratavam apenas de cálculos, como havia sido no caso do Deep Blue, mas sim de respostas baseadas em linguagem e analise. O computador foi submetido à leitura de milhares de enciclopédias, incluindo o Wikipédia e foi capaz, mesmo desconectado da internet, de dar respostas inteligentes à perguntas que necessitavam de raciocínio lógico para serem respondidas. Tudo isso com a rapidez de uma calculadora.

Os cientistas afirmam que como a tecnologia, assim como o conhecimento humano, se expande de maneira exponencial, os computadores atingirão o nível de raciocínio e inteligência dos seres humanos até o ano de 2029, quando poderão passar a construir eles mesmos, máquinas mais inteligentes que eles próprios. Estes computadores serão capazes de resolver em segundos, questões que têm afligido a raça humana desde o inicio dos tempos, escrever os romances mais perfeitos e adequados a cada público, além de descobrir o sentido da vida.

É claro que isso ainda soa utópico aos nossos ouvidos, mas as experiências provam exatamente o contrario e dizem que no ano de 2045, um único computador será mais inteligente do que a humanidade inteira, e que é necessário agora, tomar as providencias para que não sejamos dominados por estas máquinas. Ou seja, inserir nelas pelo menos um pouco de ética, no sentido mais comum da palavra.

A intenção é ensinar estas máquinas a serem aliadas dos humanos e não inimigas. Existe um projeto ainda que analisa a possibilidade de fazermos um upload de nossas consciências para estes aparelhos, de modo que a nossa inteligência e experiência sobreviva pra sempre. Por enquanto muito deste assunto ainda está no campo especulativo, mas não custa manter os nossos olhos bem abertos para o que está acontecendo a nossa volta enquanto o mundo "evolui".