A mancha vermelha de Júpiter está diminuindo, mostraram imagens do telescópio Espacial Hubble divulgadas na quinta-feira (15).

A "Grande Mancha Vermelha" do planeta é uma tempestade de grande proporção. No final dos anos 1880 o tamanho da marca era estimada em cerca de 40 mil quilômetros de diâmetro, ou seja, poderia ser colocado três Terras lado a lado.

A tempestade, que é considerada a maior do Sistema Solar, possui a aparência de uma grande esfera vermelha, com camadas de amarelo claro, laranja e branco. Os ventos que sobram no seu interior foram calculados em centenas de quilômetros por hora, informou a Agência Espacial Americana.

Entre 1979 e 1980 a sonda espacial Voyager, da Nasa, sobrevoou o local e registrou que a mancha havia diminuído para cerca de 22.500 quilômetros de diâmetro. As recentes imagens mostram que a mancha vermelha de Júpiter está ainda menor, ou seja, medindo pouco menos de 16.100 quilômetros de diâmetro.

"É visível que redemoinhos minúsculos estão se juntando à tempestade... estes podem ser responsáveis pela mudança acelerada ao alterar a dinâmica interna (da tempestade)", disse Amy Simon, astrônoma do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa, em Greenbelt, Maryland, em um comunicado.

Os cientistas ainda não possuem uma explicação sobre a diminuição da mancha, porém, eles pretendem levar o estudo adiante e descobrir o que está ocorrendo na atmosfera de Júpiter que está sugando a energia.