Que sensação maravilhosa quando você está fazendo algo em seu computador e de repente ele trava não é mesmo?  Esse problema é extremamente comum, e duvido que algum usuário assíduo dessa poderosa máquina em que você provavelmente está lendo esta matéria nunca tenha passado por tal situação.

Quando os computadores finalmente chegavam ao mercado, a programação não era algo muito fácil e relaxante de se fazer, ainda mais se o computador que você estava programando travava a cada cinco minutos e precisava receber o famoso shutdown (ser desligado manualmente). Essa ação oferecia vários riscos às maquinas, que poderiam ser danificadas no processo de desligamento forçado do sistema.

A salvação dos progamadores

Em 1981 David Bradley (não, não é o zelador rabugento Argus Filch de Harry Potter), um dos engenheiros da IBM, recebeu a importante missão de criar um computador que pudesse competir com os produtos das principais empresas concorrentes, no caso a Apple e a RadioShack. Geralmente o processo de criação e programação de um novo computador demorava cerca de três anos, isto porque a parte da programação era muito problemática, os computadores travavam frequentemente e necessitavam de um shutdown, ao serem iniciados novamente testes de memórias eram realizados para garantir que nada havia sido perdido, e isso tomava muito tempo.


Não, não este David Bradley...

Bradley então resolveu criar uma opção que reiniciasse os computadores dos programadores sem que eles precisassem realizar um desligamento manual. Para isso, escolheu três teclas que seriam praticamente impossíveis de alguém pressionar acidentalmente enquanto usasse um teclado padrão da IBM, escolhendo, assim as teclas Ctrl+Alt+Delete. A invenção ajudou muito os programadores poupando-lhes um bom tempo com testes de memórias, o que lhes permitiu terminar o PC da IBM em apenas um ano.

O atalho foi se espalhando pelo mundo da informática e empresas concorrentes aderindo a sua usabilidade, porém, o atalho era pra ser usado somente por programadores, para poderem garantir a integridade de seus trabalhos, porém, quando usuários sofriam travamentos e pediam suporte às empresas, as mesmas recomendavam um Ctrl+Alt+Delete, espalhando pelo mundo todo a sequencia dos deuses.


Bradley e o equipamento que lhe tornou um dos homens mais famosos do mundo da informática

"Tudo graças ao Bill"

Abaixo você pode ver um vídeo de uma alfinetada que Bradley deu em Bill Gates, Ex-CEO da Microsoft, em um debate no evento de comemoração dos 20 anos do PC da IBM, dizendo que se tornou famoso não porque criou um atalho tão útil, mas porque Bill o divulgou. A alfinetada foi com certeza fazendo referencias aos constantes travamentos que os usuários do Windows sofriam e eram obrigados a usar o Ctrl+Alt+Delete para reiniciarem o sistema. Obviamente Bill Gates não gostou nada e fez cara de poucos amigos.