Nesta semana foi lançada no Brasil uma nova ferramenta que promete ajudar os usuários na localização de vários locais, como aeroportos e shoppings centers. Nada mais embaraçoso do que chegar a um local desconhecido e mesmo atrasado, ter que pedir informações onde encontrar uma determinada sala, por exemplo. Pois bem, através do Google Indoor Maps é possível acessar a planta baixa de vários estabelecimentos.

A ferramenta funciona como um centro de ajuda na localização de pontos de interesse dentro de locais fechados, que pode ser uma loja (em um shopping), restaurantes, elevadores, fraldários, estacionamento, portão de saída (estádios de futebol), entre outros.

O novo recurso está disponível no Google Maps tanto para desktops quanto para dispositivos Android e iOS. Os usuários do Google Maps não precisam fazer nenhuma atualização para usar a ferramenta. Os mapas internos podem ser acessados ao fazer o zoom de um determinado local.

Estabelecimentos que possuem vários pisos, como shoppings centers, o usuário pode acessar os diferentes andares através do alternador de andar, localizado no canto lateral direito da tela.

Vários países já possuem o recurso, que exibe plantas baixas de mais de 10.000 estabelecimentos. No Brasil a novidade está presente em aeroportos, shopping centers e estádios de futebol distribuídos em mais de 50 cidades. Veja abaixo os locais disponíveis para acesso:

  • 11 estádios de futebol: incluindo Maracanã (Rio de Janeiro), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Fonte Nova (Salvador) e Castelão (Fortaleza), entre outros que sediarão jogos de grandes eventos esportivos em 2014.
  • 15 aeroportos: Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba), Salgado Filho (Porto Alegre), Juscelino Kubitscheck (Brasília), Eduardo Gomes (Manaus), entre outros.
  • mais de 100 shopping centers: Shopping Iguatemi, JK Iguatemi, Morumbi Shopping, Shopping Vila Olímpia, Shopping Eldorado (São Paulo); Barra Shopping, New York City Center, Downtown, Shopping Leblon, Village Mall (Rio de Janeiro); Diamond Mall, Pátio Savassi (Belo Horizonte); Shopping Iguatemi Brasília (Brasília); Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes); Manauara Shopping (Manaus); Shopping Praia de Belas (Porto Alegre); entre muitos outros.

Para acessar a lista  mundial completa clique aqui.